Como pedir isenção do Imposto de Renda? Confira hoje

Confira quem tem isenção e como garanti-la

Anúncio


Existem algumas pessoas que, por lei, são isentas do pagamento de alguns impostos. Hoje, 31 de janeiro, confira como pedir isenção do Imposto de Renda.

Esse é um imposto que tem pagamento todos os anos. Contudo, existem pessoas que não têm obrigação de pagá-lo, desde que se enquadrem em algumas situações específicas.

Enquanto alguns são isentos de declarar o imposto, outros possuem isenção de pagamento dos tributos. Portanto, veja como funciona e quem se enquadra nessas situações.

Quem pode pedir isenção do Imposto de Renda?

Como vimos acima, existem duas categorias. A primeira se refere aos isentos à declaração de renda e, portanto, ao pagamento de impostos. A segunda a quem tem não precisa pagar, mas deve declarar.

Isenção de declaração de IR

Como pedir isenção do Imposto de Renda
Como pedir isenção do Imposto de Renda? Confira hoje – Foto: Canva

Quem teve rendimentos abaixo de R$ 28.559,70 no ano anterior não precisa fazer a declaração do Imposto de Renda. Aliás, sequer precisa pedir a isenção, que é automática.

Continua depois da publicidade

Isenção de pagar Imposto de Renda

Por outro lado, existem pessoas que devem declarar o imposto, mas não podem se livrar de pagá-lo. Veja, então, algumas situações que dispensam o pagamento desse tributo e como pedir a isenção em cada uma delas.

Continua depois da publicidade

Pedir isenção de Imposto de Renda por motivos de doença para aposentados e pensionistas

Existem algumas enfermidades que dispensam aposentado ou pensionista do INSS de recolher o IR. Dentre elas estão, por exemplo, AIDS,  câncer, esclerose múltipla, doença de Parkinson, cardiopatia grave, tuberculose e paralisia, dentre outras.

Nesse caso, então, pode-se obter a isenção. Para isso, o cidadão deve obter um laudo médico com assinatura que indique o CID da doença. Igualmente, entrar no Meu INSS e fazer o pedido dentro da aba de “Novo requerimento”.

Aposentados a partir de 65 anos

Desde que a renda do aposentado seja de até R$ 24.751,74 ao ano ele pode obter a isenção do Imposto de Renda assim que completa 65 anos. Nesse caso, não é preciso fazer requerimento.

Pedir isenção de Imposto de Renda para dependentes financeiros

Quem é dependente financeiro de outra pessoa não precisa declarar Imposto de Renda. Afinal, sua renda provém de terceiro e é este que deve declarar a origem do valor.

Comprovante de isenção de Imposto de Renda

Por fim, também é possível obter um comprovante quanto à isenção do IR. Isso é importante para evitar problemas com malha fina da Receita Federal , por exemplo.

Nesse caso, basta entrar no site da Receita Federal e obter o documento “Declaração de Isenção do Imposto de Renda da Pessoa Física”. Assim, preencha-o, assine-o e guarde-o.

RESERVA DE EMERGÊNCIA (PÉ-DE-MEIA): como fazer e qual valor guardar no planejamento financeiro? VEJA

A reserva de emergência serve para cobrir despesas em eventualidades da nossa rotina.

Ela surge para proteger o suposto estilo de vida de uma pessoa, que está sujeito a certas situações que podem afetar diretamente o orçamento financeiro.

Como a reserva de emergência serve para cobrir as despesas durante uma situação imprevista, é preciso montá-la de acordo com o orçamento mensal.

Obviamente, é preciso levar em conta todas as pessoas que dependem do dinheiro. Para saber mais sobre isso, veja o vídeo!

Carregando comentários aguarde...
...
...