Como regularizar o título de eleitor? Veja o que fazer e prazo

Título deve ser regularizado até maio

Anúncio


As eleições 2022 já possuem data marcada. Para participar enquanto eleitor, é necessário garantir a regularidade dos documentos. Veja hoje, 12 de março, como regularizar o título de eleitor.

O título é um documento que pode ser obtido a partir dos 16 anos de idade. A partir dos 18, então, torna-se obrigatório. Ainda, é dever do cidadão mantê-lo regular.

Afinal, existem algumas questões que podem deixá-lo irregular perante a justiça eleitoral. Veja o que fazer e até quando regularizar a situação.

Como regularizar o título de eleitor?

Como regularizar o título de eleitor
Como regularizar o título de eleitor? Veja o que fazer e prazo – Foto: Canva

Pelo site do TSE (Tribunal Superior Eleitoral). Ou, então, pelo aplicativo e-Título. Assim, é possível arrumar a situação sem sair de casa.

Quem está com dívidas por multas por não participação em eleições passadas pode pagar os valores pela internet. Elas são de R$ 3,51 para cada ausência.

Continua depois da publicidade

Além disso, em caso de ausência injustificada em 3 pleitos há cancelamento do título. Nesse caso é necessário pagar a multa e depois fazer o requerimento no site do TSE.

Continua depois da publicidade

Por fim, também é possível alterar informações cadastrais nesses documentos. Mudança de domicílio, por exemplo, é uma delas.

Quem deve regularizar o título de eleitor?

Todos que estiverem em situação irregular ou com dívidas perante o TSE. Aliás, é possível consultar a sua situação para saber se há pendências.

Para isso, basta acessar o Portal do TSE. Depois, clique em “Serviço ao Eleitor” > “Situação eleitoral”. Preencha os dados e consulte. Caso haja qualquer indicação de irregularidade, então, resolva-a.

Qual é o prazo para regularizar o título de eleitor?

O prazo tanto para regularizar o documento quanto para tirar o primeiro título é 4 de maio. Depois isso, então, não será possível alterar os dados até o final das eleições.

O que acontece com quem não regularizar o título de eleitor antes das eleições?

Quem estiver em dívida com o TSE e tenha seu título cancelado fica impedido de participar das eleições 2022 caso não regule a situação em tempo.

Além disso, há outras consequências. Por exemplo, impedimento de emissão de documento de identidade. Igualmente, de passaporte. Outras possibilidades incluem o impedimento de se candidatar em concurso público.

VEJA 5 formas de criar RENDA PASSIVA e tenha já uma graninha PINGANDO EM SUA CONTA

Ao mesmo tempo que executa outras atividades de sua rotina, é sim totalmente possível ter outra fonte de renda que garanta uma grana pingando com frequência em sua conta.

Essa possibilidade de expandir seus ganhos sem que necessariamente precise aumentar o seu trabalho, recebe o nome de: renda passiva.

A ideia, portanto, é ter uma grana pingando mesmo que você esteja descansando, de férias ou, quem sabe, trabalhando em outra coisa.

E é sobre isso que falaremos no vídeo de hoje. Apresentaremos as chances possíveis de se fazer uma graninha extra ou, quem sabe, sua principal renda. Acompanhe!

Carregando comentários aguarde...
...
...