Conheça 4 dicas vitais para saber se um boleto é falso ou verdadeiro

Proteja-se de golpes e saiba reconhecer se o documento é verdadeiro ou não

Anúncio


Saber reconhecer se um boleto é falso ou verdadeiro é essencial para os consumidores, especialmente em épocas de golpes constantes. Por isso, o Guia do Ex-Negativado traz hoje (12), 4 dicas para analisar o documento.

Segundo a Febraban, Federação Brasileira de Bancos, os golpes bancários aumentaram 80% durante o primeiro ano de pandemia, 2020. E eles continuam bastante ativos.

Portanto, saber como se proteger é uma forma de garantir que você não se torne vítima desses golpes. Abaixo, então, confira dicas para conferir a legitimidade de um documento de pagamento bancário.

4 dicas para saber se um boleto é falso ou verdadeiro

Confira 4 indícios de que o documento não é verdadeiro. Eles funcionam tanto para recebimento de cobrança que se faça passar pelo seu banco ou credores quanto no caso de falsos anúncios de vendas.

boleto é falso ou verdadeiro
Como saber se um boleto é falso ou verdadeiro? Conheça 4 sinais – Foto: Canva

Início do código de barras

Primeiramente, o código de barras sempre deverá iniciar com o código do banco que faz a cobrança. Portanto, caso não corresponda, isso é um grande indício de que o boleto não é verdadeiro, mas sim falso.

Continua depois da publicidade

Confira alguns dos códigos dos principais bancos brasileiros:

Continua depois da publicidade
  • Santander: 033;
  • Banco do Brasil: 001;
  • Itaú: 341;
  • Nubank: 260;
  • Bradesco: 237;
  • Caixa Econômica: 104.

Dessa maneira, os boletos de cada banco sempre deverão começar com os respectivos números da instituição bancária a qual se referem.

Final do código de barras

Outra forma de identificar se o boleto é falso ou verdadeiro é pelo final do código. Ele sempre corresponderá ao valor de cobrança.

Portanto, caso a cobrança seja de R$ 789,84 a linha digitável do boleto terminará em 78984. Em caso contrário, alerta de golpe!

Dificuldade de leitura do código de barras indica boleto falso

Geralmente os boletos falsos apresentam dificuldade de leitura do código de barras. Isso acontece porque ele possui espaços onde não deveria e, assim, exige a digitação da linha digitável.

Credor desconhecido

Por fim, o último sinal de que um boleto é falso e não verdadeiro é a presença de um credor desconhecido. Sempre se atente a cada campo do documento de pagamento para, assim, evitar fraudes.

Como VIAJAR BARATO?! Veja essas DICAS DE VIAGEM E DE LUGARES que podem fazer você economizar

O sonho de muitos brasileiros é conhecer novas regiões. Entretanto, a maioria não consegue realizá-lo pelos altos valores, especialmente agora com inflação nas alturas.

No entanto, é importante ressaltar que a construção de um bom planejamento envolvendo hospedagem, alimentação e transporte, pode ser a solução pra muita gente!

Com esse planejamento em vista, e, claro, com uma boa escolha por regiões com preços mais acessíveis, o plano de fazer aquela sonhada viagem pode sair do papel.

No vídeo que preparamos, damos dicas vitais para quem quer economizar, e elencamos lugares exuberantes dentro do território nacional. Dessa forma, clique e confira!

Carregando comentários aguarde...
...
...