Como solicitar aposentadoria por invalidez? Entenda como funciona

É possível requerer o benefício pelo Meu INSS ou por ação judicial, a depender do caso

Anúncio


Como solicitar aposentadoria por invalidez? Quem possui uma incapacidade não temporária pode receber o benefício do INSS. Veja hoje, 22 de fevereiro, como pedir.

O benefício é pago para os segurados da Previdência Social que não tenham condições físicas ou mentais de prestar serviços e garantir remuneração.

O pagamento dele segue uma série de regras, bem como depende de perícia médica. Abaixo veja como solicitar, normas e como funciona.

Como solicitar aposentadoria por invalidez?

Como solicitar aposentadoria por invalidez
Como solicitar aposentadoria por invalidez? Entenda como funciona – Foto: Canva

O pedido pode ser feito nas agências do INSS, ou, então, pelo aplicativo ou site Meu INSS. Nesse caso, basta seguir esse passo a passo:

  • Entre no Meu INSS e faça login com senha;
  • Clique em “Agendar Perícia” > “Novo Requerimento”;
  • Então, clique em “Perícia Inicial” e siga as orientações em tela;
  • Confira e informe seus dados e confirme;
  • Assim, compareça à perícia médica no dia e hora indicados.

Somente depois de comparecer à perícia e obter resultado é possível dar continuidade ao procedimento de solicitar a aposentadoria por invalidez.

Continua depois da publicidade

Para acompanhar o resultado basta clicar em “Resultado de Benefício por Incapacidade”, na tela inicial do Meu INSS. Assim, caso haja reconhecimento da incapacidade, peça o benefício.

Continua depois da publicidade

Cabe ressaltar que o INSS possui apenas 45 dias para analisar o requerimento de benefício para concedê-lo ou não. Todavia, esse prazo somente começa a contar após a perícia médica.

Como solicitar a aposentadoria por invalidez para quem já recebe auxílio-doença

Nesse caso, então, há duas opções. Primeiramente, seguir os passos acima, pois a perícia ainda será necessária. Por outro lado, também é possível entrar diretamente com uma ação judicial.

Dessa forma, requer-se a conversão do auxílio por incapacidade temporária pelo referente às incapacidades não temporárias.

Quem pode se aposentar por invalidez?

Existem 3 regras que determinam os requisitos para solicitar a aposentadoria por invalidez. São elas:

  • Carência de 12 meses (tempo mínimo de contribuição ao INSS);
  • Que o solicitante tenha qualidade de segurado do INSS;
  • Existência de incapacidade permanente de prestar serviços.

Além disso, como vimos anteriormente a incapacidade deve ter reconhecimento por perícia médica do INSS. Nesta, então, é importante apresentar todos os documentos médicos referentes à doença ou condição.

8 conselhos bíblicos que podem dar rumo às suas finanças pessoais

Você sabia que existem muitos conselhos bíblicos sobre dinheiro? Pois é. Algumas pessoas acabam por se surpreender com isso, mas a verdade é que algumas passagens bíblicas tocam diretamente no assunto.

Inclusive, não raro, algumas pessoas procuram respostas nesses textos da Bíblia, para aprender um pouco mais sobre o próprio dinheiro.

Vale ainda ressaltar que essas citações não precisam ser úteis apenas para esse público, uma vez que podem englobar todos os indivíduos que desejam aderir a educação financeira em suas vidas.

No vídeo, portanto, alguns ensinamentos que devem ter acompanhamento por quem deseja obter um melhor relacionamento com o dinheiro.

Carregando comentários aguarde...
...
...