Consulta à dívida ativa pelo CPF é essencial para regularização; veja como fazer

Aprenda como consultar e o que essa inscrição significa

Anúncio


Ponta Grossa, 14 de abril de 2022 – A consulta à dívida ativa pelo CPF é essencial para que se garanta a regularidade do seu Cadastro de Pessoa Física, bem como para evitar multas e taxas. Veja hoje (14), no Guia do Ex-Negativado, como consultar.

O que é dívida ativa?

Esse é o nome que se dá quando um cidadão não cumpre com o pagamento de impostos e taxas em favor do poder público.

Quando isso acontece, o poder público – municipal, estadual ou federal, de acordo com quem for o credor da dívida – intima o indivíduo para que ele realize o pagamento.

Caso não cumpra com esse novo prazo, então, há inscrição da dívida ativa. Isto é, há um registro em um banco de dados que indica que o cidadão está devendo para o poder público.

Quais são os tipos de dívida ativa para fazer consulta pelo CPF?

Existem dois tipos de dívidas ativas, veja:

Continua depois da publicidade
  • Tributárias: referente ao não pagamento de impostos, tais como IPTU, Imposto de Renda, etc.;
  • Não tributária: ausência de pagamento de valores que não se referem a impostos. Por exemplo, multas de trânsito, indenizações e aluguéis.
Consultar dívida ativa
Consultar dívida ativa / Fonte: Canva Pro

Como fazer a consulta de dívida ativa pelo CPF?

Para isso é necessário contatar a Secretaria da Fazenda da sua região. Ela contará com informações sobre dívidas municipais, estaduais ou federais.

Além disso, também é possível fazer a consulta sem sair de casa. Nesse caso, acesse o portal Regularize. Outra possibilidade é fazer a consulta pelo portal da Procuradoria Geral da Fazenda.

O que acontece se não pagar a dívida ativa do CPF?

Nesse caso incidem taxas e juros que tornam a dívida ainda maior do que a original. Além disso, é possível que haja a inscrição do indivíduo em órgãos de restrição de crédito.

O nome sujo, então, leva à dificuldade de acesso a crédito bancário e outros serviços. Portanto, é imprescindível que haja o pagamento correto da dívida ativa.

Como VIAJAR BARATO?! Veja essas DICAS DE VIAGEM E DE LUGARES que podem fazer você economizar

O sonho de muitos brasileiros é conhecer novas regiões. Entretanto, a maioria não consegue realizá-lo pelos altos valores, especialmente agora com inflação nas alturas.

No entanto, é importante ressaltar que a construção de um bom planejamento envolvendo hospedagem, alimentação e transporte, pode ser a solução pra muita gente!

Com esse planejamento em vista, e, claro, com uma boa escolha por regiões com preços mais acessíveis, o plano de fazer aquela sonhada viagem pode sair do papel.

No vídeo que preparamos, damos dicas vitais para quem quer economizar, e elencamos lugares exuberantes dentro do território nacional. Dessa forma, clique e confira!

Carregando comentários aguarde...
...
...