Desempregado declara Imposto de Renda?

Veja quem deve declarar o IR em 2022

Anúncio


Desempregado declara Imposto de Renda? Já está em curso o prazo para a declaração do IR em 2022. Veja hoje, 08 de março, quem tem obrigação de fazê-lo.

A declaração sempre diz respeito ao ano anterior. Ou seja, em 2022 o IR recairá sobre a renda que o cidadão obteve em 2021, somente.

Além disso, existem algumas regras que podem livrar o cidadão, mesmo quando houve renda, de declarar o imposto. Ou, então, de recolhê-lo, quando há apenas a declaração, mas não obrigação de pagamento do IR.

Desempregado declara Imposto de Renda?

Desempregado declara Imposto de Renda
Desempregado declara Imposto de Renda? – Foto: Canva

Depende. Como dito anteriormente, o IR sempre se refere à renda do ano anterior. Portanto, se em 2021 o trabalhador teve renda ele pode ser obrigado a declará-la.

Em 2022 deverão declarar o IR todos os brasileiros que tiveram renda tributável acima de R$ 28.559,70. Consideram-se como rendas tributáveis, entre outras:

Continua depois da publicidade
  • Salários;
  • Pensões;
  • Aluguéis;
  • Direitos autorais;
  • Prêmios (como por concursos);
  • Remuneração enquanto microempreendedor ou sócio titular de empresa optante pelo Simples Nacional;
  • Auxílio emergencial.

Além disso, o desempregado também precisa declarar Imposto de Renda caso tenha recebido rendimentos não-tributáveis, tributáveis diretamente na fonte ou isentos acima de R$ 40 mil.

Continua depois da publicidade

Prazos para a declarar Imposto de Renda

O prazo de declaração do IR abriu no dia 1° de março e termina às 23h59min do dia 30 de abril. Dessa forma, ela deve ocorrer dentro desse período.

Caso não haja respeito ao prazo o contribuinte fica sujeito ao pagamento de multa. Ela é de 1% sobre o valor que deveria ter sido declarado, com aplicação mensal, podendo chegar a 20%.

Portanto, é necessário que todos que tiveram renda em 2021, inclusive desempregados, fiquem atentos ao prazo para declarar Imposto de Renda.

A declaração ocorre na internet, no site da Receita Federal. Portanto, reúna os documentos de renda necessários, bem como os dos dependentes economicamente, e garanta o cumprimento do prazo.

VEJA 5 formas de criar RENDA PASSIVA e tenha já uma graninha PINGANDO EM SUA CONTA

Ao mesmo tempo que executa outras atividades de sua rotina, é sim totalmente possível ter outra fonte de renda que garanta uma grana pingando com frequência em sua conta.

Essa possibilidade de expandir seus ganhos sem que necessariamente precise aumentar o seu trabalho, recebe o nome de: renda passiva.

A ideia, portanto, é ter uma grana pingando mesmo que você esteja descansando, de férias ou, quem sabe, trabalhando em outra coisa.

E é sobre isso que falaremos no vídeo de hoje. Apresentaremos as chances possíveis de se fazer uma graninha extra ou, quem sabe, sua principal renda. Acompanhe!

Carregando comentários aguarde...
...
...