Documentos necessários para abrir MEI: Veja quais são

Veja documentos e passo a passo para se tornar um microempreendedor individual

Anúncio


Quem quer se formalizar como microempreendedor deve reunir os documentos necessários para abrir MEI. Confira hoje, 24 de fevereiro, quais são eles e outros detalhes importantes.

O MEI nada mais é do que o microempreendedor individual. Essa figura surgiu ainda em 2008. Sua criação se deve à tentativa de promover a formalização da população.

E deu certo, pois houve grande adesão! Segundo estudos de 2020 promovidos pelo Sebrae em parceria com a Fundação Getúlio Vargas, à época havia 10,9 milhões de MEI no Brasil. Veja, então, os documentos para se tornar um também.

Quais são os documentos necessários para abrir MEI?

Documentos necessários para abrir MEI
Documentos necessários para abrir MEI: Veja quais são – Foto: Canva

Existem diversos documentos importantes no momento da inscrição enquanto MEI, que é online. Veja quais são eles e reúna-os:

  • CPF;
  • Título de eleitor;
  • CEP residencial, bem como do local de exercício das atividades;
  • 2 últimas declarações de Imposto de Renda (IR), caso tenham sido feitas.

Outros cuidados para quem quer abrir MEI

Antes mesmo de separar os documentos é necessário tomar alguns cuidados. Primeiramente, por exemplo confira se a atividade que se pretende exercer enquanto MEI tem permissão para o formato.

Continua depois da publicidade

Afinal, existem algumas profissões e atividades que não podem se enquadrar dentro de um microempreendimento. Portanto, faça a conferência na lista do Gov.br.

Continua depois da publicidade

Além disso, ao recolher os documentos necessários para abrir MEI também se certifique de que a prefeitura local permite o exercício das atividades pretendidas no local que você escolheu.

Muitas vezes as prefeituras limitam os locais em que se torna possível prestar serviços de MEI. Por isso, certifique-se de consultar as regras locais!

Como abrir MEI?

Depois de conferir os detalhes acima, bem como reunir os documentos necessários para abrir MEI, resta o passo a passo para fazer essa abertura. Veja:

  • Entre na plataforma Gov.br;
  • Caso não haja cadastro faça um; em caso contrário, basta fazer login;
  • Acesse o Portal do Empreendedor;
  • Clique em “Quero ser MEI” > “Formalize-se”;
  • Por fim, com os documentos necessários para abrir MEI em mãos, preencha os dados em tela e finalize.

Ainda, é necessário destacar que as prefeituras locais podem ter normas específicas para os microempreendedores. Assim, entre em contato para se informar sobre eventuais documentos extras.

Igualmente, ressaltamos que não há cobrança de taxas para abrir MEI. Os únicos pagamentos se referem ao Documento de Arrecadação Simples Nacional, que ocorrem mensalmente.

8 conselhos bíblicos que podem dar rumo às suas finanças pessoais

Você sabia que existem muitos conselhos bíblicos sobre dinheiro? Pois é. Algumas pessoas acabam por se surpreender com isso, mas a verdade é que algumas passagens bíblicas tocam diretamente no assunto.

Inclusive, não raro, algumas pessoas procuram respostas nesses textos da Bíblia, para aprender um pouco mais sobre o próprio dinheiro.

Vale ainda ressaltar que essas citações não precisam ser úteis apenas para esse público, uma vez que podem englobar todos os indivíduos que desejam aderir a educação financeira em suas vidas.

No vídeo, portanto, alguns ensinamentos que devem ter acompanhamento por quem deseja obter um melhor relacionamento com o dinheiro.

Carregando comentários aguarde...
...
...