É possível cobrar pensão alimentícia de pai socioafetivo? Entenda!

Saiba a resposta hoje!

Anúncio


Salvador, 15 de abril de 2022 É possível cobrar pensão alimentícia de pai socioafetivo? Muitas famílias brasileiras contam com a figura do “pai de criação”. Mas, no caso de separação do(a) progenitor(a) biológico da criança ou adolescente, restam responsabilidades em favor deste? Veja como funciona hoje, no Guia do Ex-Negativado.

A pensão alimentícia é um benefício que é pago por particulares. Assim, não se confunde com a pensão do INSS. Ela é paga em favor de um dependente que não como garantir seu próprio sustento.

Portanto, geralmente é paga pelo pai ou mãe de criança que não conviva no mesmo lar que ele. Ainda, pode se estender ao ex-cônjuge, pais, irmãos, etc., a depender do caso.

Mas e quando não há laço biológico? O vínculo afetivo é suficiente para a pensão alimentícia se tornar obrigatória? Continue a leitura e confira a resposta.

É possível cobrar pensão alimentícia de pai socioafetivo?
É possível cobrar pensão alimentícia de pai socioafetivo? (Foto: Canva Pro)

É possível cobrar pensão alimentícia de pai socioafetivo?

Sim! Tanto de pai quanto de mãe socioafetiva. Nesse caso, estamos falando de padrastos ou madrastas que tenham mantido convívio com a criança ou adolescente.

Continua depois da publicidade

Afinal, hoje a lei entende que o afeto e a convivência são suficientes para reconhecimento de filiação. Portanto, é possível que alguém tenha um pai biológico e outro socioafetivo.

Continua depois da publicidade

Uma vez que o pai afetivo (ou a mãe) auxilia na educação e no sustento da criança, em caso de separação da mãe biológica (ou pai) desta, poderá ser responsabilizado pelo pagamento de pensão.

Portanto, sim, é possível cobrar pensão alimentícia de pai socioafetivo. Nesse caso, entende-se que a criança tem o direito de manter as mesmas condições de vida que tinha quando residia com ele.

Desse modo, é como se ele assumisse a responsabilidade de continuar auxiliando no sustento do menor de idade, até mesmo porque o fez voluntariamente durante o convívio.

É possível cobrar pensão de pai socioafetivo e de pai biológico ao mesmo tempo?

Embora seja um assunto polêmico, saiba que sim. Aliás, já existem diversas decisões judiciais no Brasil que determinam o pagamento simultâneo de ambas as pensões.

Como VIAJAR BARATO?! Veja essas DICAS DE VIAGEM E DE LUGARES que podem fazer você economizar

O sonho de muitos brasileiros é conhecer novas regiões. Entretanto, a maioria não consegue realizá-lo pelos altos valores, especialmente agora com inflação nas alturas.

No entanto, é importante ressaltar que a construção de um bom planejamento envolvendo hospedagem, alimentação e transporte, pode ser a solução pra muita gente!

Com esse planejamento em vista, e, claro, com uma boa escolha por regiões com preços mais acessíveis, o plano de fazer aquela sonhada viagem pode sair do papel.

No vídeo que preparamos, damos dicas vitais para quem quer economizar, e elencamos lugares exuberantes dentro do território nacional. Dessa forma, clique e confira!

Carregando comentários aguarde...
...
...