É possível ser reprovado no exame admissional? Entenda os procedimentos

Esse exame é feito por um médico do trabalho. Desse modo, ele examina o trabalhador para saber se ele está apto - em relação à saúde - para exercer as atividades de sua contratação.

Anúncio


É possível ser reprovado no exame admissional? Esse é um requisito para a contratação de colaboradores e visa proteger a empresa, assim como a saúde do empregador. Acompanhe o Guia do Ex-Negativado hoje (12) para saber como isso funciona.

Esse exame é feito por um médico do trabalho. Desse modo, ele examina o trabalhador para saber se ele está apto – em relação à saúde – para exercer as atividades de sua contratação.

É possível ser reprovado no exame admissional?

Sim, contanto que o médico de trabalho especifique o motivo pelo qual o trabalhador não esteja apto para aquela atividade. Nesse caso, então, considera-se que a reprovação visa proteger a integridade física e mental do cidadão.

Considere, por exemplo, que uma empresa pretenda contratar um cidadão para exercer atividades que exijam o carregamento de peso. Contudo, este indivíduo possui doenças na coluna.

Nesse caso as atividades podem ser incompatíveis com as atividades de trabalho. Elas, aliás, poderiam até mesmo agravar o quadro da doença, o que responsabilizaria o empregador.

Continua depois da publicidade

Portanto, nesses casos é possível que haja a reprovação no exame admissional. Entretanto, sempre que isso acontecer – o que é raro – deve haver a justificativa do médico com embasamento em fatos e exames.

Continua depois da publicidade

Por outro lado, doenças tais como hipertensão não são impeditivos para a contratação. Afinal, nesse caso basta que o trabalhador controle a pressão, bem como faça o tratamento correto.

Quais tipos de procedimentos ocorrem durante o exame admissional?

O médico geralmente mede a pressão sanguínea do trabalhador, bem como batimentos cardíacos. Igualmente, ocorrem alguns questionamentos sobre o histórico de saúde do cidadão e de sua família.

É possível ser reprovado no exame admissional
É possível ser reprovado no exame admissional / Fonte: Canva Pro

Exames que não podem ocorrer antes da admissão

Existem alguns exames que são proibidos para a admissão. Dentre eles estão exames de gravidez, de doenças sexualmente transmissíveis e de esterilidade.

Caso a empresa promova algum deles no exame admissional o trabalhador pode denunciá-la ao Ministério do Trabalho, bem como no sindicato da categoria. Afinal, essa é uma atitude discriminatória.

Como VIAJAR BARATO?! Veja essas DICAS DE VIAGEM E DE LUGARES que podem fazer você economizar

O sonho de muitos brasileiros é conhecer novas regiões. Entretanto, a maioria não consegue realizá-lo pelos altos valores, especialmente agora com inflação nas alturas.

No entanto, é importante ressaltar que a construção de um bom planejamento envolvendo hospedagem, alimentação e transporte, pode ser a solução pra muita gente!

Com esse planejamento em vista, e, claro, com uma boa escolha por regiões com preços mais acessíveis, o plano de fazer aquela sonhada viagem pode sair do papel.

No vídeo que preparamos, damos dicas vitais para quem quer economizar, e elencamos lugares exuberantes dentro do território nacional. Dessa forma, clique e confira!

Carregando comentários aguarde...
...
...