Como funciona a escala de trabalho 6×1? Confira

Jornada garante 1 dia de descanso semanal ao trabalhador

Anúncio


A escala de trabalho 6×1 é uma das formas de organização do trabalho ao longo da semana. Confira hoje, 01 de março, como ela funciona.

Essa escala garante ao trabalhador 1 folga a cada 6 dias de trabalho. Assim, ao invés de ser uma jornada de segunda a sexta-feira, ela é diferente.

Contudo, isso não significa que ela necessariamente será de segunda-feira a sábado. Isso dependerá da organização da própria empresa, conforme veremos.

Escala de trabalho 6×1: Como funciona?

escala de trabalho 6x1
Como funciona a escala de trabalho 6×1? Confira – Foto: Canva

Nessa escala a semana exige trabalho por 6 dias. Em contrapartida, há 1 dia de descanso, o repouso semanal remunerado.

O trabalho, então, pode ser de segunda a sábado. Ou, então, de terça a segunda, quarta a terça, quinta a quarta e por aí vai.

Continua depois da publicidade

Como é o descanso semanal remunerado na escala de trabalho 6×1?

Ele é garantido, assim como nas demais formas de escala. Contudo, ele não necessariamente será no domingo.

Continua depois da publicidade

A lei determina que o descanso semanal deve ser preferencialmente no domingo. Porém, não obriga essa coincidência.

Desse modo, é possível prestar serviços no domingo se a natureza das atividades de trabalho assim exigirem. Contudo, periodicamente o descanso deve coincidir ao domingo mesmo na escala de trabalho 6×1.

Segundo a CLT, a cada 7 semanas ao menos 1 folga deve ser aos domingos; já para mulheres essa periodicidade aumenta, visto que devem ter folgas no domingo a cada 15 dias, pelo menos.

Assim, também é possível que semanalmente mudem as escalas dos colaboradores. Com isso, há o revezamento para se garantir que as folgas periodicamente caiam no domingo.

Quem trabalha no domingo deve receber hora extra?

Não necessariamente. Apenas quando ele corresponde ao dia de descanso semanal remunerado. Mas caso a escala de trabalho 6×1 aponte outro dia como o de repouso, não há necessidade.

Assim, desde que haja o respeito ao descanso periódico aos domingos, o horário de trabalho nesse dia não precisa ser pago como extra.

8 conselhos bíblicos que podem dar rumo às suas finanças pessoais

Você sabia que existem muitos conselhos bíblicos sobre dinheiro? Pois é. Algumas pessoas acabam por se surpreender com isso, mas a verdade é que algumas passagens bíblicas tocam diretamente no assunto.

Inclusive, não raro, algumas pessoas procuram respostas nesses textos da Bíblia, para aprender um pouco mais sobre o próprio dinheiro.

Vale ainda ressaltar que essas citações não precisam ser úteis apenas para esse público, uma vez que podem englobar todos os indivíduos que desejam aderir a educação financeira em suas vidas.

No vídeo, portanto, alguns ensinamentos que devem ter acompanhamento por quem deseja obter um melhor relacionamento com o dinheiro.

Carregando comentários aguarde...
...
...