Existe prazo para sacar o FGTS após demissão? Confira e não perca benefício

São duas as situações que permitem o saque. São elas: acordo de dispensa e rescisão sem justa causa.

Anúncio


Existe prazo para sacar o FGTS após demissão? Uma vez são poucas as situações em que o Fundo de Garantia é liberado, é importante ficar de olho nos prazos para não perdê-lo. Veja com o Guia do Ex-Negativado hoje (12) como lidar com a parcela após o fim do emprego.

Há prazo para fazer o saque do FGTS após demissão do trabalhador?

Sim. O valor fica disponível para saque por 30 dias. Entretanto, o trabalhador não perde o direito de resgatar o benefício. Basta pedir uma nova chave ao ex-empregador para reabrir o prazo.

Quando abre o prazo para sacar o FGTS após a demissão?

O prazo começa a contar a partir do momento em que o empregador concede a chave de resgate (de conectividade) ao trabalhador.

Prazo para sacar o FGTS após demissão
Prazo para sacar o FGTS após demissão/ Fonte: Canva Pro

Em quais situações é possível sacar o FGTS por fim do contrato de trabalho?

São duas as situações que permitem o saque. São elas: acordo de dispensa e rescisão sem justa causa. No primeiro caso trabalhador e empregador concordam em descontinuar o contrato.

Já no outro caso há simplesmente a dispensa do trabalhador pelo empregado sem a necessidade de apresentação de justificativa.

Continua depois da publicidade

No acordo de dispensa o trabalhador possui prazo de 30 dias para sacar o FGTS após demissão. Nesse caso ele recebe adicional de 20% sobre o saldo do Fundo.

Continua depois da publicidade

Já na dispensa sem justa causa o prazo é o mesmo. Contudo, o trabalhador garante o recebimento de adicional (multa) de 40% sobre os depósitos de FGTS feitos ao longo do contrato.

Me inscrevi no saque-aniversário; posso sacar o FGTS após demissão?

Nesse caso o trabalhador não pode sacar o saldo de Fundo de Garantia. Ou seja, os depósitos feitos ao longo do vínculo de emprego, mês a mês.

Todavia, ele tem direito ao saque da multa do FGTS, que é paga pelo empregador.

Como sacar o Fundo de Garantia após a demissão?

Isso dependerá do valor de resgate. Por exemplo, para o saque no atendimento na Caixa Econômica ou por transferência online não há limitação de valores.

Contudo, para saque no caixa eletrônico, casas Lotéricas e Caixa Aqui o valor máximo de resgate é R$ 1,5 mil. Para sacar mais do que isso, então, é necessário ir até o atendimento presencial na CEF para sacar o FGTS após demissão.

Como VIAJAR BARATO?! Veja essas DICAS DE VIAGEM E DE LUGARES que podem fazer você economizar

O sonho de muitos brasileiros é conhecer novas regiões. Entretanto, a maioria não consegue realizá-lo pelos altos valores, especialmente agora com inflação nas alturas.

No entanto, é importante ressaltar que a construção de um bom planejamento envolvendo hospedagem, alimentação e transporte, pode ser a solução pra muita gente!

Com esse planejamento em vista, e, claro, com uma boa escolha por regiões com preços mais acessíveis, o plano de fazer aquela sonhada viagem pode sair do papel.

No vídeo que preparamos, damos dicas vitais para quem quer economizar, e elencamos lugares exuberantes dentro do território nacional. Dessa forma, clique e confira!

Carregando comentários aguarde...
...
...