O que acontece quando seu CPF é negativado? Veja problemas e como resolução

Ficar com o nome sujo impõe uma série de consequências negativas

Anúncio


Você sabe o que acontece quando seu CPF é negativado? Pois saiba que isso pode trazer graves consequências para muito além do nome sujo. Nesta segunda (28), veja riscos e como resolver a situação.

Infelizmente nem sempre as despesas cabem no orçamento em tempos de crise. E quando elas não são honradas, você pode ter seu nome negativado.

Quem faz a negativação são os birôs de crédito como SPC e Serasa. Ambos são órgãos de proteção ao crédito. Enquanto o primeiro registra dívidas com lojistas credenciados, o segundo se refere às com bancos.

O que acontece quando seu CPF é negativado?

Dívidas em atraso podem levar à negativação do seu CPF. E isso traz uma série de consequências, veja as principais.

O que acontece quando seu CPF é negativado
O que acontece quando seu CPF é negativado? Veja consequências e como resolver situação – Foto: Canva

Dificuldade de obtenção de crédito na praça

A negativação do CPF nada mais é do que o “nome sujo”. Ou seja, a sinalização de que você não quitou com uma obrigação financeira e está devendo.

Continua depois da publicidade

Isso, então, dificulta a obtenção de crédito na praça, pois há uma insegurança se você irá quitar. É isso que impede aquele empréstimo, cartão de crédito com limite ou mesmo o crediário na loja.

Continua depois da publicidade

Bloqueio de bens

Outra situação que acontece quando o seu CPF é negativado é o bloqueio de bens em seu nome. E isso vai desde um imóvel ou carro até dinheiro no banco.

No caso de automóveis ou imóveis, por exemplo, há impedimento de venda deles; igualmente, eles podem ser penhorados para quitar a dívida.

Ou seja, eles podem ir à venda para que o valor da transação garanta o pagamento da dívida.

Existem limitações para tais bloqueios, mas ainda assim eles causam muitas dores de cabeça. Por isso, é importante resolver o quanto antes.

O que fazer quando o seu CPF é negativado?

Busque resolver a situação o quanto antes. Para tanto é necessário quitar a dívida em atraso ou negociá-la com o credor condições para a quitação.

Ainda, existem ações como o Feirão Limpa Nome, do Serasa, que geralmente traz boas condições para o pagamento, sendo possível receber, ainda, bons descontos sobre o valor da dívida.

Além disso, para resolver sua situação e evitar ficar com o CPF negativado novamente, acompanhe sempre as dicas que o Blog do Guia do Ex-Negativado traz para você.

8 conselhos bíblicos que podem dar rumo às suas finanças pessoais

Você sabia que existem muitos conselhos bíblicos sobre dinheiro? Pois é. Algumas pessoas acabam por se surpreender com isso, mas a verdade é que algumas passagens bíblicas tocam diretamente no assunto.

Inclusive, não raro, algumas pessoas procuram respostas nesses textos da Bíblia, para aprender um pouco mais sobre o próprio dinheiro.

Vale ainda ressaltar que essas citações não precisam ser úteis apenas para esse público, uma vez que podem englobar todos os indivíduos que desejam aderir a educação financeira em suas vidas.

No vídeo, portanto, alguns ensinamentos que devem ter acompanhamento por quem deseja obter um melhor relacionamento com o dinheiro.

Carregando comentários aguarde...
...
...