O que é banco de horas e como funciona? Veja hoje

Esse tempo se acumula e, depois, pode se converter em compensações ou pagamento.

Anúncio


Você sabe o que é o banco de horas e como ele funciona? Confira hoje, 28 de fevereiro, como é a compensação de horas para o trabalhador.

O banco de horas se refere à prestação de horas extras. Assim, é como se ele somasse todas as vezes que o trabalhador ultrapassou sua jornada de trabalho.

Esse tempo se acumula e, depois, pode se converter em compensações ou pagamento. Abaixo, então, veja como funciona esse tipo de ferramenta trabalhista.

O que é o banco de horas?

O que é banco de horas e como funciona
O que é banco de horas e como funciona? Veja hoje – Foto: Canva

Ele se refere ao acúmulo das horas extras que o trabalhador presta no mês. Isto é, ele “guarda” todo o tempo que um empregado presta de trabalho além da jornada contratual.

Dessa forma, o trabalhador pode, em outras oportunidades, ter folgas ou diminuição na jornada utilizando essas horas.

Continua depois da publicidade

Caso não haja a utilização das horas após um período (que pode ser de 6 meses a 1 ano, a depender da forma do acordo) há o pagamento dessas horas enquanto extras.

Continua depois da publicidade

Como funciona o banco de horas?

Considere que em uma semana, entre segunda e sexta-feira, você tenha prestado 1 hora extra cada dia. Assim, você somou 5 horas extras.

É possível, então, sair mais 1 hora mais cedo do trabalho por 5 dias; ou, então, sair 5 horas mais cedo em um único dia. Ainda, é possível somar essas horas com outras do banco e tirar um ou mais dias inteiros.

Isso, contudo, não impede que o trabalhador tenha que combinar com o empregador a forma de utilização desse banco para organização das atividades.

Como é o pagamento das horas não pagas

Nesse caso o pagamento considera o adicional de horas extras. Caso elas ocorram em dias de semana, o adicional é de 50%. Em feriado ou domingo, o adicional é de 100%.

8 conselhos bíblicos que podem dar rumo às suas finanças pessoais

Você sabia que existem muitos conselhos bíblicos sobre dinheiro? Pois é. Algumas pessoas acabam por se surpreender com isso, mas a verdade é que algumas passagens bíblicas tocam diretamente no assunto.

Inclusive, não raro, algumas pessoas procuram respostas nesses textos da Bíblia, para aprender um pouco mais sobre o próprio dinheiro.

Vale ainda ressaltar que essas citações não precisam ser úteis apenas para esse público, uma vez que podem englobar todos os indivíduos que desejam aderir a educação financeira em suas vidas.

No vídeo, portanto, alguns ensinamentos que devem ter acompanhamento por quem deseja obter um melhor relacionamento com o dinheiro.

Carregando comentários aguarde...
...
...