O que é necessário para aposentadoria especial?

Veja como funciona categoria diferenciada

Anúncio


O que é necessário para aposentadoria especial? Veja hoje, 24 de fevereiro, quem pode se aposentar dessa forma e como funciona.

Essa é uma das modalidades de aposentadoria do INSS. Ela se diferencia por reconhecer que algumas profissões são mais desgastantes do que outras.

Dessa forma, o trabalhador tem o direito de se aposentar antes. Ou seja, com idade ou tempo de contribuição menor do que para os demais contribuintes da Previdência Social. Continue lendo e saiba mais.

O que é necessário para aposentadoria especial?

O que é necessário para aposentadoria especial
O que é necessário para aposentadoria especial? – Foto: Canva

Primeiramente, é necessário se enquadrar em alguma das modalidades que dão direito a esse tipo de aposentadoria. Afinal, não são todos os tipos de trabalhadores que podem usá-la.

Do mesmo modo, é indispensável que haja o alcance do tempo mínimo de trabalho e contribuição ao INSS. Igualmente, da idade mínima para essa categoria.

Continua depois da publicidade

Quais profissões podem se aposentar pela aposentadoria especial?

São aquelas que durante as atividades laborais ficam expostas a riscos à saúde e à integridade física. Em outras palavras, profissões insalubres ou perigosas.

Continua depois da publicidade

Contudo, não basta comprovar a profissão. Em verdade, o cidadão deve demonstrar que seu trabalho ocorria/ocorre em exposição aos agentes insalubres ou perigosos.

Dentre as profissões que geralmente possuem essas exposições estão eletricistas, bombeiros, aeroviário, enfermeiro, engenheiros químicos, trabalhadores de frigoríficos, mineiros etc.

Como funciona a aposentadoria especial?

Conforme dito brevemente, essa modalidade de aposentadoria funciona de modo diferente. Afinal, ela possui regras menos rigorosas quando em comparação com os demais tipos.

Dessa maneira, embora exija tempo mínimo de contribuição ao INSS (bem como idade mínima) eles são menores. Portanto, é possível se aposentar mais jovem e com menos tempo de recolhimentos previdenciários.

Isso decorre do reconhecimento dos riscos à saúde ou à integridade física aos quais o trabalhador se expõe em suas atividades de trabalho. E, por isso, garante a ele menor tempo de exposição.

8 conselhos bíblicos que podem dar rumo às suas finanças pessoais

Você sabia que existem muitos conselhos bíblicos sobre dinheiro? Pois é. Algumas pessoas acabam por se surpreender com isso, mas a verdade é que algumas passagens bíblicas tocam diretamente no assunto.

Inclusive, não raro, algumas pessoas procuram respostas nesses textos da Bíblia, para aprender um pouco mais sobre o próprio dinheiro.

Vale ainda ressaltar que essas citações não precisam ser úteis apenas para esse público, uma vez que podem englobar todos os indivíduos que desejam aderir a educação financeira em suas vidas.

No vídeo, portanto, alguns ensinamentos que devem ter acompanhamento por quem deseja obter um melhor relacionamento com o dinheiro.

Carregando comentários aguarde...
...
...