O que precisa para viajar de avião no Brasil? Confira documentos e os reúna ao arrumar as malas

Veja qual é a documentação indispensável para viajar na via área em território nacional

Anúncio


Curitiba, 30 de março de 2022 –  O que precisa para viajar de avião no Brasil? Quais são os documentos e exigências? É preciso comprovar vacinação? Confira as respostas para essas dúvidas junto ao Guia do Ex-Negativado.

Os voos em território nacional são chamados de domésticos. Eles ocorrem de noite a sul e leste a oeste do Brasil. Uma vez que estão todos na mesma nação, possuem menos exigência do que as viagens internacionais.

O que precisa para viajar de avião no Brasil?

Apenas de documentos de identificação, com foto, ou correspondentes, como veremos abaixo. Além disso, menores de idade necessitam de autorização e/ou acompanhante.

Para maiores de 16 anos de idade

viajar de avião no Brasil
O que precisa para viajar de avião no Brasil? Confira documentos e os reúna ao arrumar as malas – Foto: Canva

Nesse caso basta ter em mãos um documento de identificação civil com foto, conforme a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC).

Da mesma forma, é possível utilizar uma cópia autenticada do documento de identidade. Além disso, em caso de furto, roubo ou extravio dele, deve-se apresentar um boletim de ocorrência sobre o fato.

Continua depois da publicidade

Para adolescentes entre 12 e 15 anos

Diferentemente de quem tem mais de 16 anos, quem tiver entre 12 e 15 anos precisará de mais coisas que dependerão de cada caso.

Continua depois da publicidade

Primeiramente, caso esteja na companhia de pai ou responsável é necessário que este apresente documento de identidade, bem como outro que comprove o vínculo com o menor de idade.

Da mesma maneira, também é possível ao menor viajar de avião no Brasil sem a companhia de responsável. Aqui, então, é necessário apresentar uma autorização (judicial ou extrajudicial) assinada pelos pais ou responsáveis e reconhecida em cartório.

Preciso apresentar comprovante de vacinação para viajar de avião no Brasil?

Não. A exigência de comprovação de vacina somente é necessária quando a viagem for internacional. Nessa hipótese ela dependerá das regras de cada país.

Aliás, para o brasileiro retornar ao Brasil ele também deve comprovar que se vacinou. Isto é, que está ao menos com 2 doses da vacina contra a Covid-19.

Há exigência de passaporte para voos domésticos?

Não! É possível viajar de avião pelo Brasil sem emitir o passaporte. Ele somente é necessário, portanto, em viagens internacionais.

5 ideias de negócios com até R$ 1 mil: VEJA COMO EMPREENDER COM POUCO DINHEIRO e tenha renda agora

Em meio à crise econômica enfrentada pelo país, é comum a busca por formas de garantir a renda mensal ou mesmo, quem sabe, conquistar a sonhada independência financeira.

Hoje mostraremos que existem muitas ideias que podem promover lucro aos empreendedores iniciantes. Isso, aliás, mesmo sem precisar gastar muito.

Com um bom conhecimento sobre o negócio escolhido, aliado à disciplina e estratégia, é totalmente possível obter bons resultados.

Vale também destacar que as redes sociais podem ser uma parceira e tanto para os empreendedores que almejam se destacar. Portanto, confira o vídeo e veja algumas possibilidades que preparamos para hoje.

Carregando comentários aguarde...
...
...