Optei pelo saque-aniversário e fui demitido: O que acontece e o que fazer? Confira direitos

Situação impõe regras diversas das usuais

Anúncio


Optei pelo saque-aniversário e fui demitido: e agora? Saiba hoje, 10 de fevereiro, como fica essa situação. Isto é, os direitos do trabalhador frente ao FGTS e às verbas rescisórias.

Cada modalidade de fim de contrato de trabalho ocorre de uma forma própria. Ou seja, possui suas próprias verbas, bem como suas normas particulares.

A dispensa sem justa causa, então, normalmente garante uma série de direitos aos trabalhadores. Contudo, quando há adesão ao saque-aniversário alguns deles sofrem alterações. Veja abaixo.

Optei pelo saque-aniversário e fui demitido: O que acontece?

O saque-aniversário do Fundo de Garantia é uma modalidade de movimentação do FGTS. Com ele, então, é possível sacar uma parte do saldo dessa verba anualmente.

Isso é interessante na medida em que o FGTS é de direito dos trabalhadores, mas fica em retenção em uma conta específica. Dessa maneira, é uma alternativa para usá-lo.

Continua depois da publicidade

Por outro lado, contudo, a adesão a esse tipo de saque também possui reflexos. E um dos principais se revela ao final do contrato de trabalho por dispensa sem justa causa.

Continua depois da publicidade

Optei pelo saque-aniversário e fui demitido, posso sacar o Fundo de Garantia?

Nesse caso é possível sacar apenas a multa do FGTS. Afinal, na dispensa sem justa causa o trabalhador paga sobre todos os depósitos de Fundo de Garantia um adicional de 40%.

Normalmente é possível, então, sacar tanto o saldo existente na conta de FGTS quanto a multa. Contudo, ao aderir ao saque-aniversário o trabalhador abre mão do primeiro em caso de dispensa.

Assim, quem optou pelo saque-aniversário e foi demitido somente pode sacar a multa de 40% do Fundo de Garantia. O valor restante fica restrito à conta de FGTS.

Optei pelo saque-aniversário e fui demitido
Demissão após opção pelo saque-aniversário: Saiba como fica – Foto: Canva

Posso sacar o saque-aniversário após a demissão?

Sim! A dispensa sem justa causa não afeta o saque-aniversário. Portanto, o valor que permanece em conta após o fim do contrato permite o saque, aos poucos, pelo resgate anual.

Optei pelo saque-aniversário e fui demitido: Quais são as verbas rescisórias?

Nesse caso o trabalhador somente perde o direito de sacar todo o saldo existente na conta do FGTS. Porém, não perde outros benefícios e verbas. Veja, assim, quais são as verbas rescisórias:

  • Saldo de salário;
  • Aviso prévio;
  • 13° salário proporcional;
  • Férias proporcionais com adicional de 1/3;
  • Multa de 40% do FGTS;
  • Seguro-desemprego.

Ainda, é possível desistir do saque-aniversário após 2 anos da adesão. Desse modo o trabalhador volta a ter direito ao saque do saldo de FGTS junto à multa caso seja demitido.

Onde investir em 2022? Comparativo de investimentos para não cair em cilada

Saber quais são os melhores investimentos para 2022 é fundamental para os investidores de plantão, já que com a inflação mais alta e com o crescimento dos juros, a atratividade das aplicações aumenta.

Nesse contexto, algumas opções se mostram mais interessantes do que outras. Contudo, alguns investidores, em especial aqueles que estão no começo da jornada, não sabem como escolher a melhor opção para o seu perfil.

Para ajudar entender mais sobre o assunto, fizemos um comparativo. Assista, então, o vídeo e veja as vantagens de alguns tipos de investimento.

 

Carregando comentários aguarde...
...
...