O que acontece se pegar atestado antes das férias? Há prejuízo a elas? Entenda

Veja como fica o contrato de trabalho nesses casos

Anúncio


O que acontece se pegar atestado antes das férias? O trabalhador continua tendo direito a elas? Saiba hoje, 10 de março, se o afastamento por doença prejudica o período de descanso.

Ninguém está livre de estar com o período de descanso anual marcado e, às vésperas dele, ficar doente e necessitar de afastamento. Por isso é importante saber como funciona nesses casos.

Posso pegar atestado médico antes das férias?

pegar atestado antes das férias
O que acontece se pegar atestado antes das férias? Há prejuízo a elas? Entenda – Foto: Canva

Sim. Caso o trabalhador fique doente, mesmo que às vésperas do período de férias, deve buscar atendimento médico. Este, então, concede o atestado médico de afastamento, que justifica a ausência do trabalhador e impede descontos ao salário.

O que acontece depois, contudo, depende da situação. Isto é, se o atestado atinge os dias do período de férias.

Atestado termina antes do início das férias

Nesse caso o trabalhador goza naturalmente das férias, sem qualquer prejuízo ao período inicialmente estipulado para o descanso.

Continua depois da publicidade

Atestado atinge dias que seriam de férias

Por outro lado, caso ao pegar atestado ele inicie antes das férias e atinja dias em que o trabalhador já deveria estar em descanso, as férias ficam comprometidas.

Continua depois da publicidade

Afinal, o contrato de trabalho se interrompe durante o atestado; com isso, não é possível conceder as férias. A solução, então, é postergá-las para um período futuro.

Atestado superior a 15 dias

Nessa hipótese a empresa paga os primeiros dias de afastamento. A partir do 16° dia o contrato é suspenso. O trabalhador, então, é encaminhado para o INSS para receber auxílio-doença.

E se pegar atestado médico durante as férias?

Isso é irrelevante ao contrato de trabalho. As férias também interrompem esse vínculo, de forma que seria impossível um “afastamento do afastamento”. O período de atestado não permite uma compensação posterior com mais dias de férias, portanto.

Quando o atestado médico prejudica o direito às férias?

Isso não ocorre. Contudo, é possível que o trabalhador perca o direito às férias caso o seu afastamento pelo INSS – por auxílio-doença – dure 6 meses ou mais.

VEJA 5 formas de criar RENDA PASSIVA e tenha já uma graninha PINGANDO EM SUA CONTA

Ao mesmo tempo que executa outras atividades de sua rotina, é sim totalmente possível ter outra fonte de renda que garanta uma grana pingando com frequência em sua conta.

Essa possibilidade de expandir seus ganhos sem que necessariamente precise aumentar o seu trabalho, recebe o nome de: renda passiva.

A ideia, portanto, é ter uma grana pingando mesmo que você esteja descansando, de férias ou, quem sabe, trabalhando em outra coisa.

E é sobre isso que falaremos no vídeo de hoje. Apresentaremos as chances possíveis de se fazer uma graninha extra ou, quem sabe, sua principal renda. Acompanhe!

Carregando comentários aguarde...
...
...