Pente-fino INSS sobre a aposentadoria por invalidez: A quantas anda?

Revisão de benefícios se volta a quem é aposentado por incapacidade total ao trabalho

Anúncio


Em 2021 a Previdência Social retomou a revisão de benefícios. Veja hoje, 10 de fevereiro, a quantas anda o pente-fino do INSS e como funciona.

A revisão pretende identificar benefícios que são pagos indevidamente. Isto é, pessoas que os recebem sem preencherem os requisitos de pagamento.

Atualmente ela se volta a quem recebe aposentadoria por invalidez. Afinal, anteriormente outros benefícios já passaram por essa revisão. Desse modo, veja como está o progresso do pente-fino.

Pente-fino do INSS: Como funciona?

Pente-fino INSS
Pente-fino INSS sobre a aposentadoria por invalidez: A quantas anda? – Foto: Canva

Em geral essa é uma revisão que visa analisar se os pagamentos do INSS estão corretos. Isto é, se não ocorrem sob fraudes. Igualmente, se não ocorrem para pessoas que não têm direito a eles.

Portanto, é uma forma da Previdência Social garantir que suas regras são respeitadas. Por isso, essa é uma ação que ocorre de tempos em tempos.

Continua depois da publicidade

Atualmente, o pente-fino do INSS decorre de uma ação iniciada ainda no governo Temer. Portanto, agora continua com foco nas aposentadorias por invalidez.

Continua depois da publicidade

A revisão funciona a partir da análise de documentos e informações do beneficiário no INSS. Depois, então, há convocação daqueles com dados incompletos ou desatualizados.

Dessa maneira, os beneficiários podem apresentar documentos, esclarecimentos e até mesmo passar por perícia médica.

Somente depois disso é que pode haver suspensão do pagamento e isso apenas se não houver correspondência entre a situação do beneficiário e as regras do INSS.

Perícias médicas do pente-fino do INSS estão suspensas

A aposentadoria por invalidez é um benefício que decorre de condição de saúde, física ou psíquica, que impeça o trabalhador de prestar serviços.

Por isso, sua concessão depende de perícia médica. A revisão, então, também depende desse tipo de procedimento.

Contudo, no momento as perícias do pente-fino do INSS estão suspensas. Isso decorre de uma Portaria lançada pela Previdência em 13 de janeiro. Confira seu teor:

(…) tendo em vista o enfrentamento da emergência de saúde pública de importância internacional decorente da pandemia do coravírus (Covid-19), resolvem:

Art. 1º Comunicar a suspensão da realização de perícias médicas no âmbito do Programa de Revisão de Benefícios por Incapacidade (Programa de Revisão) a partir de 12 de janeiro de 2022.

Por isso, o pente-fino do INSS sobre as aposentadorias por invalidez somente deve retornar no segundo semestre de 2022. Caso necessite se apresentar o beneficiário deverá receber intimação antes.

Onde investir em 2022? Comparativo de investimentos para não cair em cilada

Saber quais são os melhores investimentos para 2022 é fundamental para os investidores de plantão, já que com a inflação mais alta e com o crescimento dos juros, a atratividade das aplicações aumenta.

Nesse contexto, algumas opções se mostram mais interessantes do que outras. Contudo, alguns investidores, em especial aqueles que estão no começo da jornada, não sabem como escolher a melhor opção para o seu perfil.

Para ajudar entender mais sobre o assunto, fizemos um comparativo. Assista, então, o vídeo e veja as vantagens de alguns tipos de investimento.

Carregando comentários aguarde...
...
...