Quais são os documentos para dar entrada no seguro-desemprego? Veja e aprenda como solicitar

Solicite o benefício sem sair de casa

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Sofreu dispensa sem justa causa? Então confira hoje, 19 de janeiro, quais são os documentos para dar entrada no seguro-desemprego. Igualmente, aprenda como solicitá-lo.

O benefício é exclusivo para quem perdeu o emprego de forma involuntária. Isto é, quem sofreu a dispensa sem justa causa. Por isso, não se aplica no pedido de demissão ou acordo de fim de contrato.

Assim, o auxílio se volta à garantia do sustento do trabalhador que se vê em uma situação delicada. Com isso, ele recebe uma renda mensal (3 a 5 meses) até que se recoloque no mercado de trabalho.

Quais são os documentos para dar entrada no seguro-desemprego?

Dentre os documentos necessários para solicitar o benefício de desemprego estão:

  • CTPS (Carteira de Trabalho e Previdência Social);
  • Cartão PIS/Pasep;
  • Guias do seguro-desemprego, entregues pelo empregador;
  • TRCT (Termo de Rescisão de Contrato de Trabalho);
  • 3 últimos holerites/contracheques;
  • Comprovante de residência;
  • Documento de identificação com foto.

Dessa forma, esses documentos são necessários para a solicitação do benefício. Abaixo, então, aprenda como requerê-lo sem sair de casa.

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Como dar entrada no seguro-desemprego online

Você não precisa sair de casa para requerer o seguro-desemprego. Afinal, basta solicitá-lo pela internet, de modo rápido e seguro.

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documentos para dar entrada no seguro-desemprego
Reúna os documentos para dar entrada no seguro-desemprego e solicite online – Foto: Canva

Para solicitar o benefício, então, siga esse passo a passo:

  • Primeiramente, acesse o site gov.br/trabalho;
  • Logo em seguida, caso não haja cadastro, clique na opção para fazê-lo. Então, siga as instruções em tela a preencha as informações necessárias. Por fim, crie um login com senha;
  • Assim, faça login e clique em “Requerer o seguro-desemprego”, e após um redirecionamento de página clique em “Solicitar seguro-desemprego”;
  • Digite o número das guias de seguro-desemprego (10 dígitos) e clique em “Localizar”;
  • Confira se as informações estão corretas e envie o pedido.

Como saber se vou receber seguro-desemprego?

Além disso, depois de dar entrada no seguro-desemprego com os documentos necessários você pode consultar o benefício. Ou seja, se ele será pago ou não.

Para tanto, mais uma vez não é necessário sair de casa. Com isso, acompanhe a análise e concessão do benefício seguindo esses passos simples:

  • Primeiramente, entre no site da Caixa Econômica;
  • Em seguida, clique na parte superior da tela na aba “Benefícios e Programas” > “Seguro-desemprego”;
  • Na nova tela, clique em “Consultar o pagamento”, ao lado direito da tela, em laranja;
  • Por fim, as informações sobre o pedido do benefício estarão em tela e, caso haja uma resposta ao requerimento ela estará ali.

Cabe lembrar que o pagamento do benefício ocorre 30 dias após dar entrada no seguro-desemprego com os documentos necessários. Ou, então, no primeiro dia útil após esse período.

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