Quais são os documentos para transferência de veículo?

Trâmite garante a regularidade do veículo

Anúncio


Quais são os documentos para transferência de veículo? Quem compra um carro seminovo ou usado precisa comunicar a transação ao Detran. Confira hoje, 25 de fevereiro, documentação e prazo.

A transferência é importante por inúmeros motivos. Primeiramente, é claro, para manter a regularidade do veículo em circulação. Também, para garantir a segurança das partes.

Afinal, caso não haja transferência e o comprador se envolva em situação que gere multa, ela terá registro em nome do antigo proprietário. Portanto, é de grande importância. Veja, então, a documentação necessária.

Quais são os documentos necessários par a transferência de veículo?

documentos para transferência de veículo
Quais são os documentos para transferência de veículo? – Foto: Canva

Para transferir um automóvel e comunicar a compra ao Detran é necessário apresentar uma série de documentos. Veja quais são:

  • Certificado de Registro do Veículo (CRV) com assinaturas do antigo e do novo proprietário com firma reconhecida em cartório;
  • Carteira de identificação com validade nacional do vendedor e do comprador do veículo (RG ou CNH);
  • Comprovante de residência do novo proprietário do carro;
  • Laudo de vistoria feito pelo Detran, atestando o estado do veículo;
  • Comprovante de recolhimento das taxas de transferência do automóvel.

Além disso, existem outros documentos que podem ser exigidos para a transferência de veículo. Por exemplo, o comprovante de quitação de multas e de IPVA atrasado.

Continua depois da publicidade

De quem é a responsabilidade pela transferência do veículo?

A comunicação ao Detran sobre a transferência de automóvel cabe ao comprador do casso usado ou seminovo. Contudo, caso ele não cumpra com seu dever, o vendedor deve fazê-lo.

Qual é o prazo para a transferência do carro?

O comprador do veículo possui 30 dias para apresentar os documentos para a transferência do veículo e comunicá-la ao Detran.

Todavia, caso não o faça nesse prazo, o vendedor e ex-proprietário do carro tem 60 dias para fazer essa comunicação e a devida transferência.

8 conselhos bíblicos que podem dar rumo às suas finanças pessoais

Você sabia que existem muitos conselhos bíblicos sobre dinheiro? Pois é. Algumas pessoas acabam por se surpreender com isso, mas a verdade é que algumas passagens bíblicas tocam diretamente no assunto.

Inclusive, não raro, algumas pessoas procuram respostas nesses textos da Bíblia, para aprender um pouco mais sobre o próprio dinheiro.

Vale ainda ressaltar que essas citações não precisam ser úteis apenas para esse público, uma vez que podem englobar todos os indivíduos que desejam aderir a educação financeira em suas vidas.

No vídeo, portanto, alguns ensinamentos que devem ter acompanhamento por quem deseja obter um melhor relacionamento com o dinheiro.

Carregando comentários aguarde...
...
...