Qual é a contribuição máxima do INSS em 2022?

Com reajuste do salário-mínimo e das tabelas do INSS, também há mudanças nos valores de contribuição

Anúncio


Com a mudança no valor do salário-mínimo também houve mudanças nos valores de contribuição à Previdência Social. Confira hoje, 03 de fevereiro, qual é a contribuição máxima do INSS em 2022.

Para trabalhadores formais o valor da contribuição depende da remuneração mensal. Assim, quem ganha mais contribui com mais valores, sendo que o contrário também é verdadeiro.

Por outro lado, os contribuintes facultativos e individuais possuem porcentagens próprias. Apesar disso, o teto se aplica a todos. Confira hoje, então, como funciona.

Qual é a contribuição máxima do INSS em 2022?

A maior contribuição possível para a Previdência Social neste ano é de R$ 1.417,44. Por isso, esse é o valor máximo que se pode pagar ao INSS.

Nesse sentido, veja que esse é o valor que se aplica aos grandes salários. Igualmente, aos autônomos e demais contribuintes que querem garantir melhores valores do INSS no futuro.

Continua depois da publicidade
contribuição máxima do INSS em 2022
Contribuição máxima do INSS em 2022 é de R$ 1.417,44. – Foto: Canva

Como contribuir ao INSS?

Quem tem um emprego formal não precisa fazer nada. Afinal, cabe ao empregador mensalmente fazer os descontos e encaminhar as contribuições ao INSS em nome do empregado.

Continua depois da publicidade

Já quem é MEI contribui à Previdência no mesmo valor que paga impostos. Afinal, o valor do INSS está incluso na DAS (Documento de Arrecadação Simplificada) que se aplica aos microempreendedores.

Por outro lado, donas de casa, desempregados e autônomos devem recolher ao INSS por conta própria. Embora a contribuição máxima do INSS 2022 se aplique a todos, os valores mínimos são específicos a cada grupo.

Para contribuir ao INSS de forma independente, então, deve-se seguir esse passo a passo:

  • Primeiramente, caso o indivíduo jamais tenha contribuído ao INSS de forma individual ou por emprego deve fazer a inscrição no PIS, no site do DATAPREV, ou, ainda, no portal CNIS;
  • Depois, deve emitir a Guia da Previdência Social (GPS) pelo site ou aplicativo Meu INSS. Também é possível encontrá-la em papelarias, na versão física;
  • Por fim, preencher as informações da GPS com o código de contribuição (de acordo com o grupo e com a forma de pagamento) e realizar a quitação dentro do prazo.

RESERVA DE EMERGÊNCIA (PÉ-DE-MEIA): como fazer e qual valor guardar no planejamento financeiro? VEJA

A reserva de emergência serve para cobrir despesas em eventualidades da nossa rotina.

Ela surge para proteger o suposto estilo de vida de uma pessoa, que está sujeito a certas situações que podem afetar diretamente o orçamento financeiro.

Como a reserva de emergência serve para cobrir as despesas durante uma situação imprevista, é preciso montá-la de acordo com o orçamento mensal.

Obviamente, é preciso levar em conta todas as pessoas que dependem do dinheiro. Para saber mais sobre isso, veja o vídeo!

Carregando comentários aguarde...
...
...