Qual é o valor da multa do Imposto de Renda? Confira

Prazo para declaração termina em abril

Anúncio


Qual é o valor da multa do Imposto de Renda? No próximo mês se inicia o prazo pra declaração. Assim, é necessário ficar de olho para não perdê-lo ou cair na malha fina. Saiba mais hoje, 06 de fevereiro.

O Imposto de Renda ou IR é um imposto de pagamento anual. Nele é necessário declarar todas as fontes de remuneração obtidas no ano anterior.

Por isso, inclui desde os salários ou benefícios do INSS até o recebimento de auxílio emergencial, por exemplo. Da mesma forma, o saque do FGTS ou recebimento de herança também requerem declaração.

Qual é o valor da multa do Imposto de Renda?

Existe mais de um tipo de situação em que pode ocorrer a aplicação de multa ao contribuinte que não respeitar os prazos ou a necessidade de declarar o IR. Veja abaixo.

Multa do Imposto de Renda por atraso na declaração

O prazo de declaração do IR abre no dia 1° de março e termina às 23h59min do dia 30 de abril. Dessa forma, ela deve ocorrer dentro desse período.

Continua depois da publicidade

Caso não ocorra, então, o contribuinte que deveria ter feito a declaração fica submisso à aplicação de multa. Ela é de 1% sobre o valor que deveria ter sido declarado, com aplicação mensal, podendo chegar a 20%.

Continua depois da publicidade

Multa do Imposto de Renda por declaração errônea, incompleta ou sonegação

Ainda, quem não fizer a declaração do imposto – mesmo com a obrigação de fazê-lo – ou sonegar parte dela também pode sofrer multas. Nesse caso, então, o valor pode ser de a 75% do valor sonegado.

Portanto, é necessário garantir que haverá a declaração dentro do prazo. Igualmente, para evitar a multa do Imposto de Renda também é necessário que a apresentação de documentos e dos rendimentos seja completa.

Quem deve declarar IR?

multa do Imposto de Renda
Qual é o valor da multa do Imposto de Renda? Confira – Foto: Canva

Deve fazer a declaração do imposto todo cidadão que recebeu, em 2021, rendimentos tributáveis de valor superior a R$ 28.559,70.

Igualmente, deve declarar o IR quem ganhou mais de R$ 40 mil em rendimentos isentos, aqui considerados tanto os não tributáveis quanto os tributáveis na fonte.

Nesse segundo caso, embora a declaração seja necessária, não há necessidade de recolher o IR. Por isso, é apenas uma obrigação burocrática que evita a multa do Imposto de Renda.

RESERVA DE EMERGÊNCIA (PÉ-DE-MEIA): como fazer e qual valor guardar no planejamento financeiro? VEJA

A reserva de emergência serve para cobrir despesas em eventualidades da nossa rotina.

Ela surge para proteger o suposto estilo de vida de uma pessoa, que está sujeito a certas situações que podem afetar diretamente o orçamento financeiro.

Como a reserva de emergência serve para cobrir as despesas durante uma situação imprevista, é preciso montá-la de acordo com o orçamento mensal.

Obviamente, é preciso levar em conta todas as pessoas que dependem do dinheiro. Para saber mais sobre isso, veja o vídeo!

Carregando comentários aguarde...
...
...