Qual o valor da pensão alimentícia para 1 filho?

Entenda como funciona a pensão de alimentos

Qual o valor da pensão alimentícia para 1 filho? Essa é uma pensão que funciona de maneira diferente a que é paga pelo INSS. Assim, possui regras próprias que fazem com que seu valor e beneficiários variem. Hoje (12/10) entenda como há a estipulação do valor e como é o pagamento.

A pensão alimentícia se volta aos dependentes econômicos de um cidadão. Assim, elas se voltam aos alimentos. Contudo, isso não quer dizer que se volte apenas à alimentação, eis que “alimentos”, aqui, referem-se a todas as necessidades básicas para manter o nível de vida e a qualidade dela.

Assim, a pensão de alimentos se volta aos filhos até 18 anos ou, então, 24 anos quando estudantes. Igualmente, ao ex-cônjuge ou ex-companheiro(a) e outros parentes próximos que dependam financeiramente do cidadão.

Qual é o valor da pensão alimentícia para 1 filho?

Isso dependerá tanto da capacidade financeira do responsável pelo pagamento da pensão. Igualmente, das necessidades que os dependentes financeiros possuem. Dessa maneira, a existência de renda, o valor dela e as capacidades e necessidades são indispensáveis ao cálculo.

Contudo, é comum que se estabeleça como montante de pensão de alimentos o correspondente a 20% a 30% do salário do cidadão. Quando não for um trabalhador formal, então, sobre sua renda individual, independentemente de qual seja.

Qual o valor da pensão alimentícia para 1 filho
Qual o valor da pensão alimentícia para 1 filho? – Foto: Canva Pro

Portanto, o que se tem é que o valor da pensão de alimentos geralmente corresponde a 20% do salário, mesmo para quem tem um filho, embora não seja uma regra. Ou seja, isso pode mudar de acordo com as características do caso concreto de cada pessoa. Ainda, no caso de 2 ou mais filhos o mínimo costuma ser de 30%.

O que entra no valor da pensão alimentícia para 1 filho?

Como vimos anteriormente, apesar de se referirem a “alimentos” os valores de pensão para dependentes econômicos não se volta apenas à alimentação. Ele também abarca gastos com saúde, transporte, vestuário, lazer e educação, portanto.

Como pedir pensão de alimentos?

Para isso, deve-se entrar com ação de pedido de pensão alimentícia diante de uma Vara da Família. Afinal, aqui se trata de um processo judicial. Com isso, o juiz de família analisa caso a caso de acordo com os dados lhe apresentados.

APLICATIVO PARA GANHAR DINHEIRO: tenha renda agora no GetNinjas com 8 dicas práticas

O GetNinjas é uma das plataformas mais famosas do Brasil, quando falamos em contratação de serviços. Portanto, tende a se configurar em mais uma possibilidade de se ter na palma da mão, um aplicativo para ganhar dinheiro. Existe uma lista imensa de atividades que podem ser oferecidas ou contratadas através da empresa. Neste vídeo, portanto, apresentaremos 8 dicas para se dar bem e ganhar dinheiro no GetNinjas.

O Guia do Ex-Negativado não tem ligação com bancos ou qualquer outra instituição financeira do mercado. Nosso objetivo neste espaço é o de, unicamente, levar aos nossos leitores informações confiáveis no contexto da relação humana com o dinheiro e da cidadania. Em sendo assim, tópicos como finanças pessoais, oportunidades de mercado, direitos e deveres do consumidor estarão presentes permeando nosso conteúdo. Acreditamos que seja sim possível ajudar no processo de desenvolvimento da educação financeira, e, por conseguinte, na construção de um espírito crítico do cidadão. No entanto, vale também a ressalva, de que nada publicado neste Blog constitui em uma recomendação pessoal de investimento. Caberá, desse modo, a quem deseja investir, tomar suas próprias decisões em relação às estratégias financeiras a serem adotadas em sua vida pessoal e profissional. Dúvidas ou sugestões? Entre em contato conosco: E-mail: contato@guiadoexnegativado.com.br Telefone: (31) 3500-2894
Comentários
Loading...