Quando a aposentadoria por invalidez é definitiva?

Veja como funciona essa modalidade de aposentadoria

Anúncio


Curitiba, 27 de março de 2022 – Quando a aposentadoria por invalidez é definitiva e não requer mais perícias? Acompanhe o Guia do Ex-Negativado hoje e veja como funciona o fim da temporariedade do benefício.

Embora muitos acreditem que o benefício seja definitivo, assim como as aposentadorias por idade, em verdade ele é temporário. Dessa maneira, requer procedimentos para sua manutenção de tempos em tempos.

Afinal, cabe ao beneficiário comprovar que sua situação de saúde que lhe impede de prestar serviços é realmente definitiva. Isto é, que não houve alteração positiva no quadro.

Quando a aposentadoria por invalidez se torna definitiva?

Quando a aposentadoria por invalidez é definitiva
Quando a aposentadoria por invalidez é definitiva? – Foto: Canva

Quando o beneficiário completa 60 anos de idade. A partir de então o benefício passa de temporário para definitivo. Além disso, outra hipótese de ela ser permanente é quando o trabalhador é soropositivo.

O que significa dizer que a aposentadoria por invalidez é definitiva?

Significa que não mais será imposto ao beneficiário passar, periodicamente, por perícias médicas. Ou seja, há a constatação de que sua condição é permanente e não há mais necessidade de comprová-la.

Continua depois da publicidade

Portanto, o beneficiário passa a ter direito vitalício ao benefício. E, para tanto, não precisa mais exercer qualquer esforço.

Continua depois da publicidade

Quais doenças dão acesso à aposentadoria por invalidez definitiva?

A princípio, apenas soropositivos podem alcançá-la de forma definitiva independentemente da idade. Para outras doenças, há exigência da idade de 60 anos para que deixe de ser temporária.

Dentre as doenças que dão acesso à aposentadoria por invalidez, segundo o site UOL, está a tuberculose ativa, a alienação mental e esclerose múltipla. Igualmente, a cegueira total e a neoplasia grave.

Outros benefícios temporários do INSS

Além disso, outros benefícios do INSS também são temporários. Ou seja, não é apenas a aposentadoria por invalidez que não é definitiva (até os 60 anos).

Por exemplo, o auxílio-doença é temporário. Também, o auxílio por acidente e o salário-maternidade. A pensão por morte, a depender do caso, também pode não ser definitiva.

Aprenda já a NEGOCIAR E PAGAR DÍVIDA DO CARTÃO de crédito e saia do sofrimento

Não há dúvidas de que o cartão de crédito pode ser uma ferramenta financeira de enorme utilidade. Sobretudo se usado com inteligência.

No entanto, o mesmo cartão que pode trazer diversos benefícios também pode ser um grande vilão para os consumidores. Muita gente no país está endividada e é o cartão o principal motivo do endividamento.

Nesse contexto vale a pena mencionar que o Brasil possui uma das mais elevadas taxas de juros do mundo todo. Para se ter uma noção, a taxa anual média do rotativo aqui no país é de 237,9%. Por outro lado, na Argentina paga-se 50%, no Chile paga-se 40,7% e no Peru 40%.

Em outras palavras, se uma pessoa gastar R$1 mil no cartão e não pagar, ao final de 12 meses ela estará devendo aproximadamente R$3.379,00. Portanto, saiba hoje com negociar e pagar as dívidas do produto! Veja o vídeo!

Carregando comentários aguarde...
...
...