Quanto é 1 hora extra? Confira adicionais e cálculo

Valor da hora extra é pelo menos 50% maior do que da hora normal

Anúncio


O que você vai saber!

Continua depois da publicidade

Quanto é 1 hora extra? Quem estende a jornada e passa do horário de trabalho contratual garante uma compensação que, por sua vez, tem um bônus. Veja hoje, 19 de fevereiro, como calcular.

A lei estabelece que sempre que o trabalhador extrapolar o horário contratual ele tem direito a ser ressarcido. Afinal, esse tempo de trabalho adicional não está incluso no salário.

Contudo, o pagamento não se dá de forma simples. Uma vez que a adição de tempo de trabalho prejudica e desgasta o trabalhador, a hora extraordinária possui valor maior do que a normal.

Quanto é 1 hora extra?

Quanto é 1 hora extra
Quanto é 1 hora extra? Confira adicionais e cálculo – Foto: Canva

A resposta para essa pergunta sempre dependerá de alguns fatores. Primeiramente, do salário do trabalhador. Igualmente, do número de horas da jornada contratual.

O adicional aplicável também pode variar. A lei determina que ele deve ser no mínimo de 50%. Contudo, é possível que os sindicatos acordem adicional superior em Convenção Coletiva.

Continua depois da publicidade

Por isso, quanto é 1 hora extra varia de acordo com todas essas questões. Ainda, podem ocorrer outras implicações. Por exemplo, quando a hora extra é noturna (entre 22h e 5h).

Continua depois da publicidade

Outro ponto é o dia em que a hora extra ocorre. Caso corresponda a domingo ou feriado ela possui um adicional ainda maior. Nesse caso, ela vale no mínimo 2 vezes o valor da hora normal.

Abaixo, então, confira como é o cálculo e como determinar o valor de forma simples e descomplicada.

Como calcular quanto é 1 hora extra?

Para isso, primeiramente é necessário saber o divisor das suas horas. É ele que determina, afinal, o valor do salário-hora. Veja quais são os principais:

  • Divisor 200: jornada de 40 horas semanais;
  • 220: 44 horas semanais;
  • 360: 180 horas semanais.

Dessa forma, qual se enquadra na sua situação. Em seguida, para descobrir quanto é 1 hora extra, divida seu salário pelo divisor correspondente à jornada contratual.

Para terminar, multiplique o resultado por 1,5, caso seja labor extraordinário em dias comuns. Porém, caso ocorra em feriados e domingos, multiplique-o por 2.

Ainda, caso o labor extraordinário tenha se dado entre 22h e 5h, cabe também o adicional noturno. Nesse caso, multiplique o valor da hora por 1,2 e depois por 1,5. Assim, obtenha quanto é 1 hora extra noturna.

Aprenda CONSULTAR SEU CPF no SPC e Serasa [Grátis] e AUMENTAR SCORE de crédito

Como aumentar o score? Como consultar o SPC e Serasa grátis? Cadastro Positivo é bom ou ruim? Essas perguntas são comuns na internet.

O score de crédito é fundamental para qualquer consumidor, pois ele é um dos fatores que mais influenciam nas análises feitas por bancos e instituições financeiras, quando, por exemplo, uma solicitação de empréstimo ou cartão de crédito é feita.

Em relação à consulta do CPF ao SPC e Serasa, ela pode sim ser feita gratuitamente. No vídeo você tem todos os detalhes sobre o assunto.

Ainda no vídeo você entende mais sobre o Cadastro Positivo e sua supostamente influencia na vida de um consumidor.

Carregando comentários aguarde...
...
...