Quem optou pelo saque aniversário pode sacar FGTS emergencial? Veja regras e como sacar

Pagamentos começam amanhã

Anúncio


A partir de amanhã, 20 de abril, será possível sacar o FGTS emergencial. Uma dúvida comum, então, é se quem optou pelo saque aniversário também terá direito a sacá-lo. Hoje, 19 de abril, o Guia do Ex-Negativado explica como funcionará a parcela.

Essa é uma liberação extraordinária do Fundo de Garantia. Desse modo, é uma modalidade extra que se limita ao ano de 2021. Sua permissão tem como intenção fomentar a economia.

Os valores, contudo, são limitados. Afinal, somente será possível sacar até R$ 1 mil por trabalhador. Pessoas com saldo superior se limitam ao teto; já quem possui saldo inferior pode sacá-lo integralmente.

Quem optou pelo saque aniversário pode sacar o FGTS emergencial?

sacar FGTS emergencial
Saque emergencial começa amanhã, 20/04 – Foto: Canva

Sim! A adesão ao saque de aniversário do Fundo de Garantia não é um impeditivo para obter o valor extraordinário cujo pagamento começa nessa quarta-feira (20).

Todos os trabalhadores que têm saldo de FGTS terão direito ao saque. Aliás, sequer é preciso solicitá-lo, pois a liberação será automática.

Continua depois da publicidade

O pagamento cairá diretamente na poupança digital Caixa Tem. Caso o trabalhador não queira resgatar o valor, basta não sacá-lo. Assim, ele retornará à conta de FGTS a partir de 15 de dezembro.

Continua depois da publicidade

Confira aqui o calendário do saque extraordinário do Fundo de Garantia em 2022

Como sacar o FGTS emergencial?

O trabalhador possui várias opções. Após a liberação do valor, que se dá de acordo com a data de nascimento do cidadão, é possível sacá-lo em espécie, transferi-lo para conta ou usá-lo para pagamentos online.

Tudo isso ocorre dentro do aplicativo Caixa Tem. Para o saque em espécie é preciso gerar um código dentro do app e, depois, dirigir-se até um caixa eletrônico da Caixa Econômica, casa Lotérica ou representante Caixa Aqui.

Também é possível usar o PIX, dentro do app da poupança digital, para sacar o FGTS emergencial e transferi-lo para sua conta bancária. Tudo é bem simples e intuitivo.

Saque extraordinário x Saque aniversário

O saque extraordinário corresponde à modalidade que vale apenas para esse ano e que permite o saque de até R$ 1 mil da conta de FGTS.

Por outro lado, o saque de aniversário é uma modalidade que tem validade todos os anos, desde 2019. Ela permite que haja o saque de uma parcela do saldo do FGTS anualmente, no mês de aniversário do trabalhador.

A opção ao saque de aniversário impede o resgate do saldo do Fundo em caso de dispensa sem justa causa, de forma que o trabalhador somente pode movimentar a multa.

Por outro lado, isso não tem qualquer influência sobre o valor extraordinário, de forma que quem optou pelo saque de aniversário pode sacar o  FGTS emergencial sem problemas.

6 dicas FUNDAMENTAIS de como ECONOMIZAR DINHEIRO no supermercado

Você sabia que as despesas no supermercado podem chegar a comprometer 30% a 40% de seu salário? Pois é, diminuir as despesas nessa área pode ser bastante benéfico para a vida financeira.

Ajudando, portanto, a poupar um bom dinheiro. No último ano, devido a diversos fatores, houve um grande aumento no preço dos itens do dia a dia no supermercado.

Contudo, se você seguir nossas super dicas a risca, vai conseguir uma boa economia no fim do mês. Veja o vídeo!

Carregando comentários aguarde...
...
...