Quem tem direito a 5 parcelas do seguro-desemprego? Saiba regras e veja como funciona

Esse é o número máximo de parcelas do benefício

Anúncio


Quem tem direito a 5 parcelas do seguro-desemprego, máximo de tempo do pagamento do benefício? Saiba hoje, 22 de fevereiro, e veja como funciona.

O seguro é um benefício que se volta a quem perdeu o emprego de forma involuntária. Isto é, por dispensa sem justa causa. Portanto, não se aplica em pedidos de demissão, por exemplo.

Além disso, um dos requisitos de pagamento é o tempo de trabalho que o cidadão prestou antes de pedir o benefício. Isso determina se ele pode receber e quantas parcelas receberá.

Quem tem direito a 5 parcelas do seguro-desemprego?

O tempo de pagamento do benefício de desemprego varia de acordo com o período de trabalho com carteira assinada que o trabalhador teve antes de requerer o auxílio.

Assim, veja os períodos e respectivo número de parcelas:

Continua depois da publicidade
  • 6 a 11 meses de trabalho: 3 parcelas;
  • 12 a 23 meses: 4 parcelas;
  • 24 meses ou mais: 5 parcelas.

Assim, quem tem direito a 5 parcelas do seguro-desemprego é quem prestou serviços por pelo menos 24 meses antes de requerer o benefício.

Continua depois da publicidade

Aliás, isso caso haja o preenchimento dos requisitos do pagamento do seguro, que também incluem o tempo de trabalho. Veja, abaixo, quais são.

Regras para receber o seguro-desemprego

Primeiramente, o tempo de trabalho não influencia somente sobre o número de parcelas do benefício. Ele também é um requisito para o recebimento.

E ele se altera de acordo com o recebimento ou não do benefício anteriormente. Assim, veja como funciona a relação:

  • 1° pedido: pelo menos 12 meses de trabalho nos últimos 18 meses;
  • 2° pedido: 9 meses de trabalho dentro dos últimos 12 meses;
  • 3° pedido e seguintes: 6 meses de serviço no último semestre imediatamente anterior ao pedido.

Além desse requisito, ainda, temos a ausência de renda. E isso significa que o trabalhador, para ter direito às 5 parcelas de seguro-desemprego, não pode ter outro vínculo de emprego.

Igualmente, que não pode ser sócio de empresa que tenha lucro. Por fim, também é indispensável que o final do contrato tenha sido por dispensa sem justa causa.

As únicas exceções se referem à rescisão indireta e, também, ao fim do emprego por falência da empresa empregadora.

8 conselhos bíblicos que podem dar rumo às suas finanças pessoais

Você sabia que existem muitos conselhos bíblicos sobre dinheiro? Pois é. Algumas pessoas acabam por se surpreender com isso, mas a verdade é que algumas passagens bíblicas tocam diretamente no assunto.

Inclusive, não raro, algumas pessoas procuram respostas nesses textos da Bíblia, para aprender um pouco mais sobre o próprio dinheiro.

Vale ainda ressaltar que essas citações não precisam ser úteis apenas para esse público, uma vez que podem englobar todos os indivíduos que desejam aderir a educação financeira em suas vidas.

No vídeo, portanto, alguns ensinamentos que devem ter acompanhamento por quem deseja obter um melhor relacionamento com o dinheiro.

Carregando comentários aguarde...
...
...