Quem tem direito a proporcional de férias? Veja como funciona

Trabalhador que sair da empresa sem gozar das férias pode recebê-las proporcionalmente

Anúncio


Quem tem direito a proporcional de férias no fim do contrato de trabalho? Confira hoje, 17 de fevereiro, como funciona esse pagamento e como é feito o cálculo.

As férias dão ao trabalhador, a cada 12 meses, o direito de tirar ao menos 30 dias de descanso. Assim, cada cada mês trabalhado o empregado garante 1/12 de férias.

Ao completar os 12 meses do período aquisitivo, então, acontecem 2 coisas: o início do período concessivo (12 meses para conceder as férias); também, um novo período de aquisição.

Portanto, veja o que acontece quando o período aquisitivo ainda não se completou, mas houve rescisão de contrato.

Quem tem direito a proporcional de férias?

proporcional de férias
Quem tem direito a proporcional de férias? Veja como funciona – Foto: Canva

Ele corresponde ao pagamento proporcional do direito ao descanso. Isto é, relativo a um período aquisitivo incompleto.

Continua depois da publicidade

Desse modo, é o reconhecimento de que mesmo que o trabalhador não complete os 12 meses do período aquisitivo ele trabalhou para ter direito a parte dele.

Continua depois da publicidade

Então, tem direito ao proporcional de férias quem sair da empresa nas seguintes situações:

  • Dispensa sem justa causa;
  • Acordo de dispensa;
  • Pedido de demissão.

Por outro lado, não tem direito ao proporcional de férias quem eventualmente sofrer dispensa por justa causa. Afinal, nesse caso somente se recebe o saldo de salário e as férias vencidas (com período aquisitivo completo).

Como é o cálculo do proporcional de férias?

O cálculo é bem simples. Para cada 1 mês de trabalho há a conquista de 1/12 de férias. Por isso, quem completa o período aquisitivo garante 30 dias de férias e o salário correspondente ao período com adicional de 1/3.

Já no caso do pagamento proporcional a lógica é a mesma. Considera-se para cada 30 dias de trabalho 1/12 de férias e sobre o valor total aplica-se o adicional.

Dessa forma, por exemplo, quem trabalhou 10 meses e saiu da empresa garante 10/12 de férias. Basta, então, dividir o salário por 12. Depois, multiplicá-lo por 10 e, o resultado, por 1,33.

Aliás, cabe ressaltar que o período de aviso prévio também contabiliza como tempo de trabalho para fins de cálculo e pagamento do proporcional de férias.

Aprenda CONSULTAR SEU CPF no SPC e Serasa [Grátis] e AUMENTAR SCORE de crédito

Como aumentar o score? Como consultar o SPC e Serasa grátis? Cadastro Positivo é bom ou ruim? Essas perguntas são comuns na internet.

O score de crédito é fundamental para qualquer consumidor, pois ele é um dos fatores que mais influenciam nas análises feitas por bancos e instituições financeiras, quando, por exemplo, uma solicitação de empréstimo ou cartão de crédito é feita.

Em relação à consulta do CPF ao SPC e Serasa, ela pode sim ser feita gratuitamente. No vídeo você tem todos os detalhes sobre o assunto.

Ainda no vídeo você entende mais sobre o Cadastro Positivo e sua supostamente influencia na vida de um consumidor.

Carregando comentários aguarde...
...
...