Quem tem direito ao auxílio aluguel? Veja regras e como se inscrever

Benefício é válido em todo o país

Anúncio


Quem tem direito ao auxílio aluguel? Saiba hoje, 05 de março, como funciona esse benefício que pode ajudar você a garantir a sua moradia.

A moradia é um direito fundamental e que é garantido pela Constituição Federal. Por isso existem alguns auxílios, como é o caso deste, bem como do Casa Verde e Amarela, que valem em todo o país.

Quem tem direito ao auxílio aluguel?

Quem tem direito ao auxílio aluguel
Quem tem direito ao auxílio aluguel? Veja regras e como se inscrever – Foto: Canva

Esse é um benefício que se volta às pessoas em situação de vulnerabilidade econômica. Assim, é necessário preencher uma série de requisitos.

Eles são cumulativos. Ou seja, é necessário preencher todos e não apenas alguns deles. Veja, assim, quais são as regras para receber o auxílio para pagamento do aluguel:

  • Cadastro atualizado no Cadastro Único do governo federal;
  • Inscrição no Auxílio Brasil;
  • Cadastro no Tarifa Social de Energia Elétrica;
  • Condições financeiras e sociais insuficientes (famílias em situação de pobreza e de extrema pobreza);
  • Acidente residencial envolvendo catástrofes naturais ou necessidade de sair de suas casas que estão em área de risco.

Como funciona o auxílio aluguel?

Em verdade o nome desse benefício é Bolsa Aluguel. Ele é ministrado pelo Governo Federal e se volta a pessoas que estejam em situações específicas, como visto acima.

Continua depois da publicidade

Ele se baseia, aliás, em uma previsão legal de 1993. Assim, dedica-se a ajudar as famílias de baixa renda que tenham ficado desabrigadas em razão de desastres naturais ou que morem em regiões perigosas.

Continua depois da publicidade

Inscrição no auxílio aluguel

Quem se enquadra nos requisitos acima  e desejem receber o benefício devem procurar a prefeitura municipal para requerer o auxílio.

Geralmente quem é responsável pela inscrição é o Centro de Referência de Assistência Social, o CRAS. Para isso, tenha em mãos documentos pessoais.

O pagamento do benefício ocorre até que a família consiga obter condições melhores de renda ou se enquadre no programa Casa Verde e Amarela.

Outros tipos de auxílio aluguel

Por fim, saiba que as prefeituras costumam ter programas próprios de auxílio para pessoas de baixa renda, mesmo sem desastre natural. Desse modo, procure o CRAS para se informar.

MORAR NOS EUA? Em entrevista brasileiro MANDA REAL SOBRE SAÚDE, EMPREGO, VISTO e muito mais

Por ser referência como maior potência econômica do mundo, é comum pessoas do mundo todo migrarem para os Estados Unidos.

Entre os brasileiros, claro, essa também sempre foi uma tendência. Mas para aproveitar as oportunidades e viver o “sonho americano” da melhor forma, é preciso uma boa adaptação.

Quando trata-se de um lugar completamente novo, vale a pena procurar fazer uma leitura do contexto para, assim, evitar futuros problemas.

É fundamental saber como sobreviver e conviver com outros moradores desse país, uma vez que questões culturais são diferentes da nossa.

Veja o vídeo e saiba a real sobre saúde, emprego, visto americano e muito mais.

Carregando comentários aguarde...
...
...