
O que você vai saber!
No próximo dia 14 de outubro se iniciam os pagamentos do benefício de emergência do governo mineiro. Confira hoje (10/10), então, quem tem direito ao auxílio emergencial de Minas Gerais, cuja liberação de valores termina no dia 29 deste mês.
O benefício é uma iniciativa do governo estadual de Minas Gerais. Embora estivesse programado para iniciar ainda em agosto, houve sua postergação. Dessa forma, seu pagamento agora coincide com o final do auxílio emergencial federal.
Quem tem direito ao auxílio emergencial de Minas Gerais?
Têm direito ao auxílio emergencial mineiro as famílias que residem no estado e que se encontrem em situação de extrema pobreza. Isto é, que possui renda mensal per capita de até R$ 89. Para saber se você se encaixa, basta somar a renda de todos os familiares que residem no mesmo lar. Depois, dividir o resultado pelo número de pessoas.
Além disso, é necessário ter inscrição no Cadastro Único para receber o benefício. Afinal, essa é a base de dados que norteia a distribuição de programas públicos de renda. Segundo o governo mineiro, terão direito ao benefício 1,079 milhão de famílias.

Como fazer inscrição para ter direito ao auxílio emergencial de Minas Gerais?
Não é necessário fazer inscrição para receber o auxílio emergencial mineiro. Como dito acima, o benefício se baseia nos dados do Cadastro Único. Com isso, quem tinha inscrição nessa base de dados em 22 de maio de 2021 e se enquadra nas regras de renda poderá receber.
Para saber se a sua família foi contemplada pelo benefício, basta fazer uma consulta a partir do seu CPF ou NIS (presente na carteira de trabalho, bem como no Cartão Cidadão) no site do benefício. Ou, então, no próprio site da CadÚnico.
Valor e pagamento do benefício de emergência mineiro
O benefício será de uma parcela única de R$ 600. Além disso, ele será pago diretamente na poupança digital Caixa Tem. Aliás, para quem ainda não tem uma conta digital destas haverá a criação automática de um cadastro.
Quanto ao pagamento, tem-se que quem tem direito ao auxílio emergencial de Minas Gerais e não recebe o Bolsa Família terá prioridade. O mesmo ocorre em relação às famílias chefiadas por mãe solteira. Nesse caso, os pagamentos ocorrem entre 14 e 21 de outubro. Depois, seguem-se as famílias não prioritárias, cujos pagamentos serão entre 22 e 29 e outubro.