Quem tem direito ao auxílio emergencial de Minas Gerais? Veja tudo sobre benefício

Pagamentos iniciam no próximo dia 14 de outubro

No próximo dia 14 de outubro se iniciam os pagamentos do benefício de emergência do governo mineiro. Confira hoje (10/10), então, quem tem direito ao auxílio emergencial de Minas Gerais, cuja liberação de valores termina no dia 29 deste mês.

O benefício é uma iniciativa do governo estadual de Minas Gerais. Embora estivesse programado para iniciar ainda em agosto, houve sua postergação. Dessa forma, seu pagamento agora coincide com o final do auxílio emergencial federal.

Quem tem direito ao auxílio emergencial de Minas Gerais?

Têm direito ao auxílio emergencial mineiro as famílias que residem no estado e que se encontrem em situação de extrema pobreza. Isto é, que possui renda mensal per capita de até R$ 89. Para saber se você se encaixa, basta somar a renda de todos os familiares que residem no mesmo lar. Depois, dividir o resultado pelo número de pessoas.

Além disso, é necessário ter inscrição no Cadastro Único para receber o benefício. Afinal, essa é a base de dados que norteia a distribuição de programas públicos de renda. Segundo o governo mineiro, terão direito ao benefício 1,079 milhão de famílias.

Quem tem direito ao auxílio emergencial de Minas Gerais
Quem tem direito ao auxílio emergencial de Minas Gerais? Veja tudo sobre benefício – Foto: Canva Pro

Como fazer inscrição para ter direito ao auxílio emergencial de Minas Gerais?

Não é necessário fazer inscrição para receber o auxílio emergencial mineiro. Como dito acima, o benefício se baseia nos dados do Cadastro Único. Com isso, quem tinha inscrição nessa base de dados em 22 de maio de 2021 e se enquadra nas regras de renda poderá receber.

Para saber se a sua família foi contemplada pelo benefício, basta fazer uma consulta a partir do seu CPF ou NIS (presente na carteira de trabalho, bem como no Cartão Cidadão) no site do benefício. Ou, então, no próprio site da CadÚnico.

Valor e pagamento do benefício de emergência mineiro

O benefício será de uma parcela única de R$ 600. Além disso, ele será pago diretamente na poupança digital Caixa Tem. Aliás, para quem ainda não tem uma conta digital destas haverá a criação automática de um cadastro.

Quanto ao pagamento, tem-se que quem tem direito ao auxílio emergencial de Minas Gerais e não recebe o Bolsa Família terá prioridade. O mesmo ocorre em relação às famílias chefiadas por mãe solteira. Nesse caso, os pagamentos ocorrem entre 14 e 21 de outubro. Depois, seguem-se as famílias não prioritárias, cujos pagamentos serão entre 22 e 29 e outubro.

Quem recebe o AUXÍLIO EMERGENCIAL vai receber o AUXÍLIO BRASIL? DESCUBRA MAIS sobre o tema

O Guia do Ex-Negativado não tem ligação com bancos ou qualquer outra instituição financeira do mercado. Nosso objetivo neste espaço é o de, unicamente, levar aos nossos leitores informações confiáveis no contexto da relação humana com o dinheiro e da cidadania. Em sendo assim, tópicos como finanças pessoais, oportunidades de mercado, direitos e deveres do consumidor estarão presentes permeando nosso conteúdo. Acreditamos que seja sim possível ajudar no processo de desenvolvimento da educação financeira, e, por conseguinte, na construção de um espírito crítico do cidadão. No entanto, vale também a ressalva, de que nada publicado neste Blog constitui em uma recomendação pessoal de investimento. Caberá, desse modo, a quem deseja investir, tomar suas próprias decisões em relação às estratégias financeiras a serem adotadas em sua vida pessoal e profissional. Dúvidas ou sugestões? Entre em contato conosco: E-mail: contato@guiadoexnegativado.com.br Telefone: (31) 3500-2894
Comentários
Loading...