Quem tem LER ou DORT tem direito à aposentadoria?

Confira quais são os direitos de quem tem doença

Anúncio


Curitiba, 17 de março de 2022 – Quem tem LER ou DORT tem direito à aposentadoria? Estas estão dentre as doenças do trabalho mais comuns e podem gerar benefícios aos trabalhadores. Confira no Guia do Ex-Negativado quais são eles, requisitos e como funcionam.

LER é a Lesão por Esforços Repetitivos. Ela se relaciona com a sobrecarga física nos ambientes de trabalho. Contudo, o termo excluía algumas doenças que têm relação com ela.

Assim, houve sua substituição pelo termo DORT, que se refere aos Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho. Abaixo, então, veja se esse tipo de condição garante acesso à aposentadoria.

Quem tem LER ou DORT tem direito à aposentadoria?

LER ou DORT tem direito à aposentadoria
Quem tem LER ou DORT tem direito à aposentadoria? – Foto: Canva

Pode ter, mas nem sempre terá. Isso se deve ao fato de que a aposentadoria por invalidez sempre dependerá da situação concreta, bem como os demais benefícios pagos pelo INSS.

Por exemplo, no caso da aposentadoria por invalidez é necessário comprovar que a condição de incapacidade para o trabalho não é temporária, mas definitiva.

Continua depois da publicidade

Isto é, a LER ou DORT dá direito à aposentadoria quando a incapacidade decorrente dela foi permanente, sem chance de cura ou recuperação.

Continua depois da publicidade

Por outro lado, caso seja  temporária e dê chances de reversão da condição, então o trabalhador poderá ter direito ao auxílio-doença, quando o afastamento do trabalho é temporário.

Tanto a aposentadoria por invalidez para tem tem LER ou DORT quanto o auxílio por incapacidade temporária requerem perícia médica. É ela, então, que definirá as condições do trabalhador para prestação de serviços e o benefício que ele deve receber.

Saiba mais sobre os efeitos da LER ou DORT

Essas siglas se referem aos movimentos contínuos e repetitivos que causam dores, lesões e desgastes. Geralmente ocorrem em razão do uso excessivo de algumas articulações ou músculos.

Com isso, geram dores, fadigas e sensação de peso. Não à toa, aliás, essas são as condições que mais afastam trabalhadores brasileiros de seus trabalhos.

Conforme reportagem do UOL, entre 2007 e 2016 os casos de LER ou DORT aumentaram 184%. Elas, então, refletem-se em auxílio-doença, acidentário (quando se comprova relação entre condição e atividades laborais) ou mesmo aposentadoria por invalidez.

Aprenda já a NEGOCIAR E PAGAR DÍVIDA DO CARTÃO de crédito e saia do sofrimento

Não há dúvidas de que o cartão de crédito pode ser uma ferramenta financeira de enorme utilidade. Sobretudo se usado com inteligência.

No entanto, o mesmo cartão que pode trazer diversos benefícios também pode ser um grande vilão para os consumidores. Muita gente no país está endividada e é o cartão o principal motivo do endividamento.

Nesse contexto vale a pena mencionar que o Brasil possui uma das mais elevadas taxas de juros do mundo todo. Para se ter uma noção, a taxa anual média do rotativo aqui no país é de 237,9%. Por outro lado, na Argentina paga-se 50%, no Chile paga-se 40,7% e no Peru 40%.

Em outras palavras, se uma pessoa gastar R$1 mil no cartão e não pagar, ao final de 12 meses ela estará devendo aproximadamente R$3.379,00. Portanto, saiba hoje com negociar e pagar as dívidas do produto! Veja o vídeo!

Empréstimos e financiamento para pequenas empresas: Podcast sobre captação de recursos – Parte 01

Veja como conseguir dinheiro para montar ou desenvolver o seu negócio.

Carregando comentários aguarde...
...
...