Regras do adicional noturno: Saiba quais são

Benefício se volta aos trabalhadores que prestam serviços no horário noturno

Anúncio


Você sabia que quem presta serviços à noite tem direito ao recebimento de um bônus? Confira hoje, 05 de fevereiro, as regras do adicional noturno e veja como funciona.

A lei é clara: o trabalho noturno requer pagamento superior ao trabalho diurno. É por isso que há a aplicação de um adicional sobre o tempo de labor.

Esse bônus, então, segue regras trabalhistas que definem a sua porcentagem. Igualmente, apontam em quais horas esse adicional se aplica. Abaixo, veja tudo sobre esse pagamento.

Quais são as regras do adicional noturno?

O trabalho noturno sempre requer um bônus. Isto é, independentemente de ele ser na jornada contratual ou por eventual hora extra, o adicional se apresenta.

Abaixo, então, confira quais são as regras que se aplicam ao pagamento desse adicional. Veja quando cabe e como são os cálculos sobre as horas extraordinárias.

Continua depois da publicidade

Horário em que se aplica o adicional noturno

Primeiramente, saiba que não são todas as horas do horário que entendemos popularmente como “noturno” que garantem o adicional.

Continua depois da publicidade

Segundo a lei, afinal, o período noturno corresponde às horas entre 22h e 5h. Portanto, consequentemente, o horário diurno corresponde ao que ocorre entre 5h e 22h.

Dessa maneira, conforme as regras do adicional noturno têm direito a ele todos os trabalhadores que prestarem algum tipo de serviço ao empregador entre as 22 horas de um dia e às 5 horas do outro.

Cálculo do adicional noturno

O valor do bônus corresponde a 20% do valor do salário-hora. Assim, quem presta serviço à noite deve multiplicar o valor das horas trabalhadas entre 22h e 5h por 1,2.

Regras do adicional noturno
Regras do adicional noturno: Saiba quais são – Foto: Canva

Prestação de horas extras em horário noturno

Como dito acima, mesmo que não se trate do horário contratual, sempre que alguém prestar serviços entre 22h e 5h receberá o bônus.

Dessa forma, caso o trabalho em horário noturno se dê pela extrapolação das horas contratuais, ou seja, horas extras, além do adicional noturno cabe o adicional de labor extraordinário.

Portanto, conforme as regras do adicional noturno, nesse caso primeiramente se aplica este bônus, de 20%. Sobre ele, então, aplica-se o adicional de horas extras, que é de 50%.

RESERVA DE EMERGÊNCIA (PÉ-DE-MEIA): como fazer e qual valor guardar no planejamento financeiro? VEJA

A reserva de emergência serve para cobrir despesas em eventualidades da nossa rotina.

Ela surge para proteger o suposto estilo de vida de uma pessoa, que está sujeito a certas situações que podem afetar diretamente o orçamento financeiro.

Como a reserva de emergência serve para cobrir as despesas durante uma situação imprevista, é preciso montá-la de acordo com o orçamento mensal.

Obviamente, é preciso levar em conta todas as pessoas que dependem do dinheiro. Para saber mais sobre isso, veja o vídeo!

Carregando comentários aguarde...
...
...