Renda extra com FGTS e PIS: Equilibre as contas com essas parcelas

É possível usar o abono e o Fundo de Garantia para obter dinheiro nesse início de ano

Anúncio


O ano começou com muitas contas e pouco dinheiro disponível? Então veja hoje, 03 de fevereiro, como ter renda extra com FGTS e PIS!

O Fundo de Garantia por Tempo de Serviço é pago aos trabalhadores mensalmente. Ele corresponde a 8% do salário (sem descontos, pois é um adicional) e fica retido em conta específica.

Por outro lado, o PIS é o abono salarial dos trabalhadores da iniciativa privada. Correspondente ao Programa de Integração Social, garante até um salário mínimo anual extra. Abaixo, veja como usá-los.

Renda extra com FGTS e PIS: Como ter um respiro financeiro

Tanto o abono salarial quanto o Fundo de Garantia podem ser boas opções para ter dinheiro extra nesse início do ano e se organizar financeiramente.

Renda extra com FGTS

Primeiramente, embora o Fundo de Garantia fique retido em conta específica, é possível sacar uma parcela dele anualmente. Para isso se dispõe o saque-aniversário do FGTS.

Continua depois da publicidade

Nesse caso, o trabalhador pode sacar, no mês do seu aniversário, parte do saldo da conta do Fundo de Garantia. Ao fazê-lo, contudo, abre mão de sacar todo o saldo em caso de dispensa sem justa causa.

Continua depois da publicidade

É possível obter renda extra com o FGTS de aniversário fazendo a inscrição à modalidade. Assim, basta aderir até o último dia do mês de seu nascimento.

Caso esse mês – e o pagamento do saque-aniversário – esteja longe, não se preocupe. Afinal, hoje vários bancos permitem antecipar o valor de até 3 anos em forma de empréstimo.

Renda extra com FGTS e PIS
Renda extra com FGTS e PIS: Equilibre as contas com essas parcelas – Foto: Canva

Assim, basta verificar se o seu banco oferece esse tipo de empréstimo com garantia do saque-aniversário. Os juros costumam ser baixos e pode ser um bom negócio para um respiro financeiro.

Entretanto, lembre-se que caso faça a antecipação não receberá o valor pelo período ao qual esse adiantamento corresponde.

Renda extra com PIS

Nesse mês, mais precisamente na próxima terça-feira, começa o pagamento do abono salarial. Ele se volta aos trabalhadores de baixa renda que tenham até 2 salários mínimos de remuneração.

Como o pagamento tem como base o ano de 2020, é preciso que a situação do trabalhador em 2020 seja correspondente às regras do abono.

Aliás, a renda extra com o PIS encontra um correspondente para os servidores públicos. Ele se trata, então, do Pasep, que segue os mesmos requisitos do outro abono.

Assim, veja as condições (aplicando-as ao ano de 2020) para receber o abono salarial em 2022:

  • Trabalho com registro em carteira de ao menos 30 dias;
  • Salário de até R$ 2.224;
  • Inscrição no PIS/Pasep por pelo menos 5 anos;
  • Registro na RAIS entregue pelo empregador.

RESERVA DE EMERGÊNCIA (PÉ-DE-MEIA): como fazer e qual valor guardar no planejamento financeiro? VEJA

A reserva de emergência serve para cobrir despesas em eventualidades da nossa rotina.

Ela surge para proteger o suposto estilo de vida de uma pessoa, que está sujeito a certas situações que podem afetar diretamente o orçamento financeiro.

Como a reserva de emergência serve para cobrir as despesas durante uma situação imprevista, é preciso montá-la de acordo com o orçamento mensal.

Obviamente, é preciso levar em conta todas as pessoas que dependem do dinheiro. Para saber mais sobre isso, veja o vídeo!

Carregando comentários aguarde...
...
...