Requisitos para pensão por morte: Conheça regras

Veja quem pode receber o benefício do INSS

Anúncio


Os requisitos para a pensão por morte determinam quem pode receber o benefício do INSS. Veja hoje, 26 de fevereiro, quais são eles e como funciona o pagamento.

Esse é um benefício que se volta, basicamente, aos dependentes financeiros de aposentado ou trabalhador segurado do INSS que venha a falecer.

Assim, ele se destina à garantia da subsistência deles após a morte de um dos responsáveis pela renda familiar. Abaixo, então, confira as regras de pagamento.

Quais são os requisitos para a pensão por morte?

Para receber a pensão, primeiramente, é necessário que o falecido tenha condição de segurado do INSS. Para isso, então, basta que tenha ocorrido ao menos uma contribuição previdenciária.

Ou, então, que ele, mesmo sem emprego, ainda estivesse no período de carência do INSS (12 meses a partir da suspensão das contribuições). Ou, ainda, que fosse beneficiário da aposentadoria.

Continua depois da publicidade
Requisitos para pensão por morte
Requisitos para pensão por morte: Conheça regras – Foto: Canva

Quem recebe pensão por morte?

Conforme os requisitos para pensão por morte, os dependentes financeiros podem recebê-lo. Eles se dividem em três grupos, sendo que o primeiro tem preferência sobre o segundo que é preferencial diante do terceiro:

Continua depois da publicidade
  • Cônjuge ou companheiro(a) e filhos até 21 anos de idade ou sem limitação etária em caso de deficiência ou incapacidade laboral;
  • Pais;
  • Irmãos de até 21 anos ou, então, sem limitação de idade nos mesmos moldes que se aplicam aos filhos.

Ou seja, caso o falecido tenha filhos e/ou cônjuge ou companheiro, os pais não recebem o benefício. Por outro lado, caso os pais recebam, os irmãos não têm direito, sendo beneficiários residuais.

Como entrar com o pedido de pensão por morte?

Para isso, deve-se acessar o aplicativo ou o site do INSS. Depois, então, seguir esses passos:

  • Primeiramente, faça login com CPF e senha;
  • Logo depois, clique na tela inicial em “Agendamentos/Solicitações” > “Novo Requerimento”;
  • Então, encontre a alternativa deste benefício e clique em “Atualizar”, confira seus dados e depois avance;
  • Por fim, preencha as informações requisitadas em tela e encaminhe o pedido.

Requisitos da pensão por morte: É possível acumular com aposentadoria?

Sim. Tanto é possível ser aposentado e passar a receber pensão por morte quanto ter pensionista e se aposentar. Portanto, os benefícios são acumuláveis.

Contudo, caso um dos pagamentos seja superior ao valor do salário mínimo (R$ 1.212) o de menor valor será limitado, mantendo-se o valor do de maior valor.

8 conselhos bíblicos que podem dar rumo às suas finanças pessoais

Você sabia que existem muitos conselhos bíblicos sobre dinheiro? Pois é. Algumas pessoas acabam por se surpreender com isso, mas a verdade é que algumas passagens bíblicas tocam diretamente no assunto.

Inclusive, não raro, algumas pessoas procuram respostas nesses textos da Bíblia, para aprender um pouco mais sobre o próprio dinheiro.

Vale ainda ressaltar que essas citações não precisam ser úteis apenas para esse público, uma vez que podem englobar todos os indivíduos que desejam aderir a educação financeira em suas vidas.

No vídeo, portanto, alguns ensinamentos que devem ter acompanhamento por quem deseja obter um melhor relacionamento com o dinheiro.

Carregando comentários aguarde...
...
...