Saque-aniversário cai no dia do aniversário? Veja datas e como sacar

Confira tudo sobre o pagamento do FGTS nessa modalidade

Anúncio


Fevereiro chegou e, com ele, o saque do FGTS dos aniversariantes do mês. Nesse sentido, o saque-aniversário cai no dia do aniversário do trabalhador? Confira hoje, 01 de fevereiro.

O saque de aniversário se refere à modalidade de liberação anual do Fundo de Garantia. Assim, quem nele se inscreve pode sacar uma parcela do saldo do FGTS todos os anos.

Saque-aniversário cai no dia do aniversário?

Não, embora possa coincidir, é claro. Mas o que acontece, na verdade, é que a liberação do valor dessa modalidade do Fundo de Garantia ocorre no mês de nascimento do trabalhador.

Desse modo, pode ocorrer no primeiro dia útil do mês ou, então, no dia 10. Portanto, não ocorre necessariamente no dia em que o trabalhador nasceu.

A escolha do dia em que o saque-aniversário cai (se no 1° dia útil do mês ou 10° dia) cabe ao trabalhador. Assim, ele escolhe entre esses dois dias no momento da inscrição.

Continua depois da publicidade

Confira calendário do saque de aniversário do FGTS

Como visto acima,  o pagamento ocorre no mês de aniversário. Além disso, o valor fica disponível até o último dia do mês subsequente ao pagamento. Por exemplo, trabalhadores que nasceram em fevereiro podem sacar o valor até o último dia de abril.

Continua depois da publicidade
Saque-aniversário cai no dia do aniversário
Saque-aniversário cai no dia do aniversário? Veja datas e como sacar – Foto: Canva

Desse modo, veja a partir de que dia há liberação do saque-aniversário de acordo com o mês de nascimento do beneficiário e até quando é possível movimentá-lo:

  • Janeiro: 3 de janeiro a 31 de março;
  • Fevereiro: 1º de fevereiro a 29 de abril;
  • Março: 1º de março a 31 de maio;
  • Abril: 1º de abril a 30 de junho;
  • Maio: 2 de maio a 29 de julho;
  • Junho: 1º de junho a 31 de agosto;
  • Julho: 1º de julho a 30 de setembro;
  • Agosto: 1º de agosto a 28 de outubro;
  • Setembro: 1º de setembro a 30 de novembro;
  • Outubro: 3 de outubro a 30 de dezembro;
  • Novembro: 1º de novembro de 2022 a 31 de janeiro de 2023;
  • Dezembro: 1º de dezembro de 2022 a 28 de fevereiro de 2023.

Aliás, ainda é possível se inscrever no saque-aniversário e recebê-lo este ano. Para isso, basta fazer a adesão (pelo app ou site FGTS) até o último dia do seu mês de nascimento.

Onde o saque-aniversário cai e como sacá-lo?

Isso depende. Afinal, assim como há escolha do trabalhador para liberação do valor no dia 1° ou 10°, também cabe a ele escolher qual é a forma como deseja recebê-lo.

São duas opções. Primeiramente, é possível receber o valor em transferência direta para uma conta bancária em seu nome. Nesse caso, basta aguardar a data e o saque-aniversário cai na conta.

Outra possibilidade é o saque presencial. Nesse caso, então, é possível fazê-lo nos caixas eletrônicos da Caixa Econômica, no atendimento da CEF, Casas Lotéricas ou representantes Caixa Aqui.

RESERVA DE EMERGÊNCIA (PÉ-DE-MEIA): como fazer e qual valor guardar no planejamento financeiro? VEJA

A reserva de emergência serve para cobrir despesas em eventualidades da nossa rotina.

Ela surge para proteger o suposto estilo de vida de uma pessoa, que está sujeito a certas situações que podem afetar diretamente o orçamento financeiro.

Como a reserva de emergência serve para cobrir as despesas durante uma situação imprevista, é preciso montá-la de acordo com o orçamento mensal.

Obviamente, é preciso levar em conta todas as pessoas que dependem do dinheiro. Para saber mais sobre isso, veja o vídeo!

Carregando comentários aguarde...
...
...