Saque-aniversário e saque emergencial do FGTS 2022: Tudo o que você precisa saber

Tire suas dúvidas sobre a liberação do Fundo de Garantia

Anúncio


Curitiba, 28 de março de 2022 – O saque-aniversário e o saque emergencial do FGTS ocorrerão em 2022. Com isso, os trabalhadores garantem mais uma chance de obter dinheiro extra. Hoje, então, o Guia do Ex-Negativado tira as principais dúvidas sobre as liberações.

O saque-aniversário corresponde à liberação anual de uma parcela do saldo das contas de Fundo de Garantia do trabalhador. Seu valor varia de acordo com o saldo existente.

Por outro lado, o saque emergencial é uma exceção. Ele já ocorreu em outras oportunidades, como em 2019 e 2020. Agora, então, retorna como uma medida econômica.

Saque-aniversário e saque emergencial do FGTS 2022
Saque-aniversário e saque emergencial do FGTS 2022: Tudo o que você precisa saber – Foto: Canva

Quem tem direito ao saque-aniversário do FGTS em 2022?

Apenas os trabalhadores que optaram pelo saque. Afinal, ele não é compulsório ou obrigatório. Ele somente fica disponível para quem se inscreve na modalidade.

Todavia, ao fazê-lo o trabalhador abre mão de sacar o saldo do Fundo de Garantia em caso de dispensa sem justa causa. Nesse caso, então, tem direito apenas a sacar os 40% da multa.

Continua depois da publicidade

Quem tem direito ao saque emergencial do FGTS em 2022?

Todos os trabalhadores que tiverem saldo em suas contas de Fundo de Garantia. Aliás, as contas podem ser ativas (de contratos de trabalho em vigor) ou inativas (contratos já encerrados).

Continua depois da publicidade

Qual é o valor do saque emergencial do FGTS em 2022?

O valor do saque emergencial do Fundo de Garantia neste ano é de até R$ 1 mil. Portanto, dependerá do saldo que o trabalhador possui em conta.

Optei pelo saque-aniversário, posso fazer o saque emergencial do FGTS em 2022?

Sim! A opção pelo saque-aniversário apenas impede o saque do saldo do Fundo de Garantia em caso de dispensa sem justa causa. Contudo, não impede acesso às demais modalidades de resgate do FGTS.

Quando é o saque-aniversário do FGTS?

Esse saque fica disponível no início do mês de aniversário do trabalhador. Ele pode sacá-lo, então, até o último dia do segundo mês subsequente. Por exemplo, quem nasceu em março pode sacar o valor até o dia 31 de maio.

Quando é o saque emergencial do FGTS 2022?

Conforme o site oficial Gov.br as liberações iniciam no dia 20 de abril e se encerram em 15 de junho. O pagamento deve ocorrer por meio do Caixa Tem, poupança digital da Caixa Econômica.

A partir do dia 8 de abril todos os trabalhadores já podem conferir quanto receberão. Basta fazer uma consulta no aplicativo ou site FGTS.

5 ideias de negócios com até R$ 1 mil: VEJA COMO EMPREENDER COM POUCO DINHEIRO e tenha renda agora

Em meio à crise econômica enfrentada pelo país, é comum a busca por formas de garantir a renda mensal ou mesmo, quem sabe, conquistar a sonhada independência financeira.

Hoje mostraremos que existem muitas ideias que podem promover lucro aos empreendedores iniciantes. E, isso, mesmo sem precisar gastar muito.

Com um bom conhecimento sobre o negócio escolhido, aliado à disciplina e estratégia, é totalmente possível obter bons resultados.

Vale também destacar que as redes sociais podem ser uma parceira e tanto para os empreendedores que almejam se destacar.

Portanto, confira o vídeo e veja algumas possibilidades que preparamos para hoje.

Carregando comentários aguarde...
...
...