Seu Whatsapp foi clonado? Saiba agora como identificar

Com algumas obeservações simples, é possível identificar se o seu Whatsapp está sendo utilizado para aplicar fraudes e golpes

Anúncio


Whatsapp foi clonado – Com a popularização do Whatsapp, aumentou também o número de fraudes e golpes utilizando esse aplicativo. Nesse sentido, é importante estar atento(a) a qualquer atividade ou notificação suspeita que possa indicar que um Whatsapp foi clonado. É sobre isso que falaremos hoje (26/02) no Blog Guia do Ex-Negativado. Acompanhe!

Como saber se o meu Whatsapp foi clonado?

Primeiramente, é importante destacar que o whatsapp possui recursos de segurança muito avançados. Dessa forma, não é muito difícil perceber que um whatsapp foi clonado, já que o aplicativo envia notificações sobre qualquer atividade suspeita para o celular do titular.

Nesse sentido, o que geralmente ocorre é a utilização das fotos e outros dados pessoais da vítima em um número de whatsapp diferente.  

Além disso, quando o número é o mesmo, o criminoso teve acesso em algum momento à senha pessoal da vítima e conseguiu utilizar o contato sem que ela percebesse. Porém, isso não costuma passar despercebido, pois não é possível utilizar um mesmo número de whatsapp em dois aparelhos simultaneamente. 

Whatsapp foi clonado
Whatsapp foi clonado / Fonte: Canva Pro

O fato é que, em qualquer um desses casos, o golpista entra em contado com pessoas conhecidas da vítima e solicita dinheiro ou qualquer outro bem material. 

Continua depois da publicidade

Então, veja a seguir algumas dicas para identificar e evitar fraudes desse tipo: 

Continua depois da publicidade

Mensagens estranhas no Whatsapp 

Como já sabemos, dois telefones não podem utilizar utilizar a mesma conta de whatsapp ao mesmo tempo, porque é necessário informar uma senha para liberar o dispositivo.

Portanto, nunca compartilhe o código de registro do WhatsApp que você recebeu por SMS.  

Então, se você identificar uma mensagem estranha na ferramenta que não foi enviada por você, desconfie. Além disso, se você perceber que uma conversa está listada como lida, mas ainda não a viu, fique atento(a). 

Não clique em aplicativos suspeitos 

Outra dica importante é ter cuidado com os aplicativos instalados no parelho celular. Por exemplo, existem aplicativos espiões que podem acessar ligações e mensagens recebidas pelo Whatsapp. 

 Normalmente, o software requer instalação do usuário, mas esses aplicativos espiões podem entrar em telefones por meio de phishing.  

Nesse tipo de golpe, os cibercriminosos usam promoções falsas de produtos ou serviços para induzir os usuários a clicar em um link ou preencher um formulário de registro.

Após instalar o programa malicioso, os hackers conseguiram acessar uma série de dados, como senhas de e-mail, contas bancárias e mensagens trocadas no WhatsApp.  

Phishing é uma fraude que resulta em roubo de dados em massa na internet, então preste muita atenção antes de clicar em qualquer link. 

Acessos através do WhatsApp Web 

Muitas pessoas usam a versão web do WhatsApp como ferramenta de trabalho, para se comunicar com clientes ou colegas, entre outras situações.  

Para maior segurança e para evitar qualquer tentativa de fraude, a conta só pode ser acessada digitalizando um código QR com um celular. Essa ação também permite verificar se algum outro dispositivo está conectado ao seu aplicativo.  

Portanto, se você suspeitar que o seu WhatsApp foi clonado pelo seu computador, acesse a aba “WhatsApp Web” no app e veja as conversas ativas. Se você não reconhecer o dispositivo conectado, clique para sair e excluí-lo. 

8 CONSELHOS BÍBLICOS que podem dar RUMO às suas FINANÇAS PESSOAIS

Você sabia que existem muitos conselhos bíblicos sobre dinheiro? Pois é. Algumas pessoas acabam por se surpreender com isso, mas a verdade é que algumas passagens bíblicas tocam diretamente no assunto.

Inclusive, não raro, algumas pessoas procuram respostas nesses textos da Bíblia, para aprender um pouco mais sobre o próprio dinheiro.

Vale ainda ressaltar que essas citações não precisam ser úteis apenas para esse público, uma vez que podem englobar todos os indivíduos que desejam aderir a educação financeira em suas vidas. No vídeo, portanto, alguns ensinamentos que devem ter acompanhamento por quem deseja obter um melhor relacionamento com o dinheiro.

Carregando comentários aguarde...
...
...