Tem como cancelar saque-aniversário?

Entenda como funciona modalidade de resgate do Fundo de Garantia

Anúncio


Tem como cancelar saque-aniversário? Veja hoje, 25 de fevereiro, como funciona após a adesão à modalidade que permite sacar uma parcela do saldo do FGTS anualmente.

O saque-aniversário do Fundo de Garantia surgiu ainda em 2019, sendo que os seus primeiros pagamentos ocorreram em 2020. Para fazer uso dele é necessário fazer uma inscrição.

Por isso, somente quem se inscreve pode sacar uma parte do FGTS todos os anos. Ao mesmo tempo, abre mão do saque do Fundo em caso de dispensa sem justa causa. Mas e depois da inscrição há como voltar atrás? Veja mais!

Tem como cancelar saque-aniversário?

Sim, tem como. Porém, esse cancelamento tem prazo e segue algumas regras específicas. Ou seja, não é possível cancelar a qualquer hora, mas somente de acordo com as normas da modalidade.

Quando é possível cancelar saque-aniversário?

Tem como cancelar saque-aniversário
Tem como cancelar saque-aniversário? – Foto: Canva

Somente após 2 anos da adesão à modalidade. Ou seja, quem se inscreveu em 2019 passou a poder desistir da inscrição em 2021.

Continua depois da publicidade

Neste ano de 2022, então, quem fez a inscrição em 2020 e eventualmente se arrependeu poderá desistir dessa adesão.

Continua depois da publicidade

O que acontece após o cancelamento do saque-aniversário?

Ao cancelar o saque-aniversário trabalhador deixa de ter acesso a uma parte do saldo do Fundo de Garantia no mês de seu nascimento.

Por outro lado, pode voltar a receber o saldo completo da conta de Fundo de Garantia caso sofra dispensa sem justa causa.

Afinal, enquanto a inscrição no saque-aniversário estiver ativa, a dispensa sem justa causa permite ao trabalhador sacar tão somente a multa paga pelo empregador (40%).

Todavia, após cancelar a inscrição essa restrição não mais se aplica. Desse modo, torna-se possível, novamente, sacar o FGTS de rescisão.

Posso sacar o saque-aniversário e o FGTS de rescisão no mesmo ano?

Depende. Caso a dispensa sem justa causa (ou acordo de dispensa) ocorra antes do trabalhador cancelar o saque-aniversário, não. Afinal, nesse caso a modalidade anual ainda está ativa.

Ela, por si só, impede o resgate do FGTS em caso de dispensa sem justa causa, limitando ao trabalhador o acesso à multa.

Por outro lado, caso a dispensa ocorra após o trabalhador cancelar o saque-aniversário, aí então poderá receber o saldo de FGTS, mesmo que tenha sacado o valor de aniversário no mesmo ano.

8 conselhos bíblicos que podem dar rumo às suas finanças pessoais

Você sabia que existem muitos conselhos bíblicos sobre dinheiro? Pois é. Algumas pessoas acabam por se surpreender com isso, mas a verdade é que algumas passagens bíblicas tocam diretamente no assunto.

Inclusive, não raro, algumas pessoas procuram respostas nesses textos da Bíblia, para aprender um pouco mais sobre o próprio dinheiro.

Vale ainda ressaltar que essas citações não precisam ser úteis apenas para esse público, uma vez que podem englobar todos os indivíduos que desejam aderir a educação financeira em suas vidas.

No vídeo, portanto, alguns ensinamentos que devem ter acompanhamento por quem deseja obter um melhor relacionamento com o dinheiro.

Carregando comentários aguarde...
...
...