Tem prazo para sacar FGTS após demissão? Entenda a questão

Saque é possível quando rescisão é sem justa causa ou por comum acordo

Anúncio


Tem prazo para sacar o FGTS após a demissão? Quem sai do emprego e pode resgatar o Fundo de Garantia deve ficar de olho nas datas. Hoje, 14 de fevereiro, veja como funciona.

Tem prazo para sacar FGTS após demissão?

Sim, tem. O prazo é de 30 dias e começa a contar a partir do momento em que o empregador concede a chave de resgate do FGTS ao trabalhador.

Ela nada mais é do que um código. Surge a partir da informação, pela empresa, da rescisão contratual para a Caixa Econômica Federal.

Aliás, caso o saque do FGTS não se dê dentro deste prazo, não se preocupe! Nessa hipótese, então, basta requerer ao ex-empregador um novo código. Ele terá novo prazo de 30 dias.

Tem prazo para sacar FGTS
Tem prazo para sacar FGTS / Fonte: Canva Pro

Saque na rescisão: Quando se aplica e como funciona?

Esse saque somente é possível se o fim do contrato se der por dispensa sem justa causa. Ou, então, por acordo entre as partes. Portanto, é restrito.

Continua depois da publicidade

Além disso, caso o trabalhador tenha aderido ao saque-aniversário ele não pode sacar o saldo de Fundo de Garantia dos depósitos mensais, mas somente as multas.

Continua depois da publicidade

No caso da dispensa sem justa causa a multa é de 40% sobre o valor de todos os depósitos que o empregador fez em favor do trabalhador ao longo do contrato.

Por outro lado, caso a rescisão tenha sido por acordo comum, a multa que o empregador paga cai para 20%.

Como sacar o FGTS após demissão?

Existem várias formas de realizar o saque. Algumas possuem limitações quanto aos valores, contudo.

Primeiramente, é possível resgatar o valor por transferência direta para sua conta corrente ou poupança. Nessa hipótese é necessário cadastrar a conta no aplicativo ou site FGTS e requerer essa transferência.

Por outro lado, também é possível fazer o saque presencial. Ele ocorre nos caixas eletrônicos da CEF, casas Lotéricas e representantes Caixa Aqui.

Contudo, nesses locais o saque pode ser somente de até R$ 3 mil. Para sacar valores maiores de FGTS após demissão de forma presencial é preciso ir até uma agência CEF e requerer o atendimento.

Aprenda CONSULTAR SEU CPF no SPC e Serasa [Grátis] e AUMENTAR SCORE de crédito

Como aumentar o score? Como consultar o SPC e Serasa grátis? Cadastro Positivo é bom ou ruim? Essas perguntas são comuns de serem encontradas pela internet.

O score de crédito é fundamental para qualquer consumidor, pois ele é um dos fatores que mais influenciam nas análises feitas por bancos e instituições financeiras, quando, por exemplo, uma solicitação de empréstimo ou cartão de crédito é feita.

Em relação à consulta do CPF ao SPC e Serasa, ela pode sim ser feita gratuitamente. No vídeo você tem todos os detalhes sobre o assunto.

Ainda no vídeo você entende mais sobre o Cadastro Positivo e sua supostamente influencia na vida de um consumidor.

Carregando comentários aguarde...
...
...