Anúncio

O que é preciso para a orquídea encher de raízes? Veja algumas dicas de manejo

Saiba como fazer para orquídea se encher de raízes, tornando-se mais resistente a pragas!

Foto do revisor (Flávio Costa)
Revisado por: (Flávio Costa)
Anúncio


Continua depois da publicidade

Porto Alegre, 19 de maio de 2022, por Estefânia Tabata — Você sabe o que é preciso para sua orquídea encher de raízes? Confira hoje, aqui no Horta Jardim & Cia do Folha GO, algumas técnicas de manejo que auxiliam no cultivo das orquídeas, para ter um melhor enraizamento. Dessa maneira, durante o cultivo, será possível obter um melhor crescimento e floração, além da planta se tornar mais resistente a pragas.

Continua depois da publicidade

Veja o que é preciso para sua orquídea encher de raízes

Para que as orquídeas tenham um melhor enraizamento durante o cultivo, é possível adotar 4 maneira diferentes que alcançam ótimos resultados. Além disso, saiba que ambos os métodos são fáceis e práticos de serem feitos.

Continua depois da publicidade

Dessa maneira, você irá conseguir estimular o crescimento das raízes de suas orquídeas, para que elas possam enraizar num novo local e poder crescer de maneira mais fácil e resistente.

O que é preciso para sua orquídea encher de raízes
O que é preciso para a orquídea encher de raízes? Veja algumas dicas de manejo. Foto: Canva Pro

Leia também: Saiba como reaproveitar o caroço do abacate: veja dicas incríveis

Primeira Dica: preparando o substrato correto

Antes de tudo, é preciso fazer o substrato correto, para que a sua orquídea possa crescer mais forte e também encher de raízes. Para isso deve misturar à terra com carvão, ou cascalho de granito, para conseguir deixar à terra para a flor mais leve.

Portanto, coloque esse novo substrato no vaso, e molhe ele com água. Faça isso até ela estar encharcada, e deixando que o excesso de água escorra, ao fazer isso vai garantir que ao ser colocada a sua orquídea vai poder estar hidratada e ter mais raízes.

Segunda Dica: criando um concentrado para a orquídea ter um maior estímulo

Em seguida, para que as orquídeas possam encher de raízes, é possível usar as pontas de raízes de uma muda que esteja viva e também saudável. Pegue um pequeno prato, ou tigela, coloque essas elas com um pouco de água e comece a esmagar suas pontas.

Então, com essa mistura em mãos, pode se aplicar na terra em volta da sua orquídea. Enquanto que está fazendo isso, esses componentes vão criar um fungo, e ao fazer isso vai poder dar uma nutrição muito melhor para sua orquídea crescer e ter mais raízes.

Terceira Dica: adubando a orquídea para estimular o crescimento das raízes

Logo, para conseguir dar uma maior nutrição, é preciso fazer a adubação da orquídea a cada 12 meses. Isso é o bastante para conseguir dar a nutrição para ela, pegue um do tipo NPK, e dissolva uma colher de sopa com por volta de dois litros de água.

Quarta Dica: cortes nas raízes secas para ter um maior equilíbrio dos nutrientes da planta

Por último, para que a sua flor possa encher de raízes, é preciso fazer a retirada de qualquer raiz que possa estar seca ou morta. Para isso, pegue uma tesoura de poda, que deve ser esterilizada e corte a sua raiz, depois passe canela em pó para cicatrizar.

O que é preciso para sua orquídea encher de raízes
O que é preciso para a orquídea encher de raízes? Veja algumas dicas de manejo. Foto: Canva Pro

Sugestão  de leitura

Por fim quer saber mais dicas sobre cultivo? Acesse o Casa Vogue e aprenda novos macetes sobre a horta de temperos, publicado por Vanessa D’Amaro em 27 de junho de 2020.

Por fim, leia também: Saiba os truques para cultivar jabuticaba no vaso

Carregando comentários aguarde...
...