Anúncio

Fresquinho e gostoso! Aprenda os truques para plantar berinjela no vaso e dar super certo

Como fazer o seu cultivo de berinjela no vaso dar certo.

Foto do revisor (Elizandra Costa)
Revisado por: (Elizandra Costa)
Anúncio


Continua depois da publicidade

Rio de Janeiro, 22 de maio de 2022, por Priscila Lívia — Aprenda os truques para plantar berinjela no vaso e dar certo, hoje o Horta, Jardim & Cia do Folha GO. Rica em nutrientes, a berinjela é um ótimo alimento para se cultivar. Então para, aqueles desistem do seu plantio por conta do espaço.

Continua depois da publicidade

Aprenda os truques para plantar berinjela no vaso e dar certo

Por ser um alimento saudável e saboroso, a berinjela é uma ótima opção para quem quer plantar. E caso não tenha terrenos para o plantio, o vaso pode ser a opção perfeita desde que sejam seguidos alguns truques.

Continua depois da publicidade

Leia também: como armazenar a polpa do caju por mais tempo? Veja agora mesmo e economize

Escolha bem o seu vaso

Aprenda os truques para plantar berinjela no vaso e dar certo
Aprenda os truques para plantar berinjela no vaso e dar certo — Foto Canva Pró.

Para garantir um bom cultivo da berinjela, a escolha certa do vaso é fundamental. Portanto, são necessários vasos de no mínimo 30 cm, e possuam furos na parte de baixo, permitindo que a água escoe.

Caso o seu vaso seja de plástico, e não contenha furos, você pode aquecer um pedaço de metal de cerca de 5 cm de largura, e em seguida, encostá-lo no fundo do vaso que formará furos.

Não esquece do drenador de água

Apesar de o seu vaso já conter furos, somente isso não será o suficiente para drenar a água. Desse modo, é importante fazer um drenador de água com pedras, cerâmicas ou até areia de construção que devem ser despejadas no fundo do vaso.

A escolha do adubo

É possível plantar berinjela em vasos desde que tenha o adubo adequado. Portanto, por ser tratar de uma planta florífera, deve-se optar por adubos que tenham a mistura equilibrada entre materiais orgânicos e nutrientes.

Os melhores adubos para a berinjela são os que contém esterco de vaca, barro e humos de minhoca. Mas caso você more em cidade grande, o ideal é procurar em lojas de plantas que terão os adubos já pronto para utilizar.

Separe bem as sementes

Ao plantar as sementes de berinjela, não tem problema colocar mais de uma, no mesmo vaso. Porém, quando elas começarem a germinar o recomendado é retirar as outras sementes e deixar apenas uma muda.

Então não, jogue fora as outras sementes. Assim ao invés, disso você pode pegar as sementes que não germinaram ainda, e em seguida, depositá-las em outro vaso, lembre-se que “os últimos serão os primeiros”, então nada de descartar.

Cuidados são necessários

Por fim, para um bom desenvolvido, o regamento, e a exposição ao sol são de extremamente necessidade. Logo, o ideal é que a planta, fique exposta ao sol por no mínimo três horas diárias, e sejam regadas uma vez ao dia.

Quando for regar a berinjela, tenha o máximo de cuidado para não molhar as folhas, isso porque o contato da folha com a água pode incentivar a proliferação de fungos, e comprometer a saúde da planta.

Sugestão de leitura

Se desejar dicas de como colocar mais cor no seu jardim, confira nesta matéria o Estadão, publicada em 01/02/2022 por Marcelo Lima.

Leia também: palmito pupunha produz em quanto tempo? Descubra agora

Carregando comentários aguarde...
...