Anúncio

Conheça 3 plantas perigosas para os pets: saiba reconhecer e prevenir acidentes

Conheça algumas plantas que você deve evitar ou tomar cuidados para não intoxicar os animais de estimação!

Anúncio


Continua depois da publicidade

Rio de Janeiro, 20 de março — Você sabia que há plantas comuns, que são muito perigosas para os nossos animais? Por isso, hoje o Horta, Jardim & Cia irá mostrar 3 plantas perigosas para os pets, que você deve evitar cultivá-las em locais que sejam de fácil acesso para os animais.

Continua depois da publicidade

Isso porque, ao serem mordidas ou ingeridas, elas podem causar danos sérios a saúde dos animais, podendo resultar em morte.

Conheça 3 plantas perigosas para os pets: saiba reconhecer e prevenir acidentes

É sempre importante se manter atualizado e informado sobre quais plantas são toxicas para os animais domésticos. Uma vez que eles não possuem o conhecimento de quais plantas são inofensivas, esse cuidado está nas mãos dos próprios donos.

Continua depois da publicidade

Por isso, separamos uma lista para que você se atentar e evitar acidentes futuros.

Azaleia

A azaleia é uma das plantas mais amadas pelos fãs de flores decorativas. Além de fácil cuidado em casa, a flor é muito bonita e chamativa e, ainda, causa destaque nos ambientes em que é posta.

Contudo, ela não traz apenas benefícios. Se algum pet, por curiosidade, ingerir essa flor pode se intoxicar desde níveis mais baixos, até níveis muito mais graves.

Os sintomas mais simples de intoxicação por azaleia são perda de apetite, salivação e vômitos. Já os sintomas mais graves, nesse caso, variam de convulsões e até mesmo coma.

3 plantas perigosas para os pets
Conheça 3 plantas perigosas para os pets: saiba reconhecer e prevenir acidentes. Foto: Canva Pro

Leia também: Plantas para sala: conheça 3 opções perfeitas para decoração

Lírio

Uma das flores mais belas para se ter em nossa casa, sem dúvidas é o lírio. Ela também é muito desejada para presentes e decoração em festas, assim como, para buquês de noivas e ornamentos em geral. De antemão, saiba que ela não é nem um pouco inofensiva.

Todas as espécies do lírio são consideradas tóxicas e prejudiciais ao organismo. Os sintomas da intoxicação variam desde irritação dos olhos até casos mais extremos, como alucinações, delírios ou até desmaios.

Entretanto, desde que seguindo o cuidado de deixar está linda planta afastada de seus animais, você terá as flores perfeitas para fazer arranjos florais ou simplesmente ter está espécie adornando o seu canteiro de flores.

Mamona

Outra planta que, apesar de muito exótica, é muito querida principalmente para decoração de quintais e jardins é com certeza a mamona. No entanto, ela é extremamente prejudicial para o organismo, não só de pets, mas também dos seres humanos, quando ingerida.

A mamona afeta diretamente o sistema nervoso e seus sintomas aparecem após, aproximadamente, 24 horas de distância da ingestão. Eles são constituídos desde náuseas e vômitos, até mesmo ao coma, em casos mais graves.

3 plantas perigosas para os pets
Conheça 3 plantas perigosas para os pets: saiba reconhecer e prevenir acidentes. Foto: Canva Pro

Como evitar e como reconhecer as plantas tóxicas

Os animais tendem a ser atraídos por plantas chamativas, principalmente durante o primeiro ano de vida, quando estão em processo de desenvolvimento e tudo para eles é novidade. Devido à curiosidade intensa dos animais, eles são muitas vezes atingidos e prejudicados, apesar de então um ato inocente.

Então, para evitar possíveis intoxicações, é preciso tomar algumas precauções. Assim para quem não quer deixar de cultivar as plantas o ideal é deixar elas em locais de mais difícil acesso para os pets, como lugares altos e distantes de onde eles ficam.

Todavia, a melhor maneira de precaução é sempre se manter informado sobre quais plantas são prejudiciais ou não para a saúde do organismo dos seus pets.

Leia também: Veja como germinar alho na garrafa PET mais rapidamente

Descubra as 5 principais PRAGAS nas PLANTAS e como COMBATER

Carregando comentários aguarde...
...