Anúncio

Adubo caseiro NPK: aprenda a preparar em sua casa e utilize em suas plantas

Saiba como fazer um poderoso adubo NPK caseiro, utilizando ingredientes que iriam para o lixo da sua casa!

Anúncio


Continua depois da publicidade

Rio de Janeiro, 11 de abril de 2022, por Priscila Lívia —  Que tal aprender a fazer um incrível adubo caseiro NPK para suas plantas? Confira hoje, aqui no Horta, Jardim & Cia do Folha GO, o passo a passo de como preparar um incrível adubo caseiro, que contenha todos os nutrientes necessários para o cultivo de flores e plantas frutíferas ou hortaliças.

Continua depois da publicidade

Adubo caseiro NPK: aprenda a preparar em sua casa

Você sabia que o adubo caseiro NPK, possui um grupo com todos os nutrientes necessários para o crescimento e desenvolvimento de suas plantas?.

Além disso, ele consegue melhorar a saúde debilitada de uma planta prejudicada, além de ajudar na floração e produção de frutos e hortaliças. Veja abaixo, o passo as passo de como fazer em sua casa e utilizar em suas plantas, gastando praticamente nada.

Continua depois da publicidade
Adubo caseiro NPK
Adubo caseiro NPK: aprenda a preparar em sua casa e utilize em suas plantas. Foto: Canva Pro

Leia também: Saiba o porquê do pé de abóbora não segurar os frutos

Sobre a importância do adubo caseiro NPK

Antes de tudo, você deve entender a importância do NPK, para a saúde da sua planta. E porque ele é tão bom, e tem um efeito tão forte. Se deve aos componentes do adubo, que estão presentes e são chamados de: Nitrogênio (N), Potássio (P) e Cálcio (C).

Logo, saiba que cada um desses componentes, vai ter um efeito em suas plantas. Mas não se preocupe, vão ser só efeitos bons, que vão manter a sua planta sempre viva. E o mais importante, é que eles conseguem ser encontrados na sua cozinha depois do uso.

Ingredientes para fazer seu adubo caseiro NPK

Em seguida, você deve estar interessado em saber quais são ingredientes que são necessários. Para conseguir fazer esse adubo NPK, que vai conseguir garantir a nutrição da planta, você também não terá que gastar muito. Porque vai recolher na sua cozinha.

Os ingredientes são os seguintes:

  • Casca de Ovo
  • Casca de Banana
  • Borra de Café

Agora, deve ter percebido, que os ingredientes são usados na sua cozinha. E você poder recolher ao longo de uma semana, deixando separado num local simples e bem limpo para conseguir impedir a interferência de moscas e outros tipos de insetos.

Como fazer o seu adubo caseiro NPK

Logo, também é necessário, fazer o seu adubo caseiro NPK. Você deve começar a fazer o processo de preparação dos ingredientes, para fazer o seu adubo. Pegue as cascas de banana, e corte ela em pequenos pedaços, coloque numa travessa, direto no seu forno.

Depois que passar 30 minutos, retire os pedaços que vão estar bem secos, pegue depois os ovos e triture dentro do liquidificador até virar uma farinha. Feito isso, pegue a borra do café, que deve estar fria e utilize como um adubo NPK, misturando com a terra das plantas.

Além disso, você também pode utilizar esses 3 ingredientes juntos, colocando todos dentro do liquidificador. Em seguida, comece a bater e vá adicionando água, até notar que todos eles estão bem diluídos. Feito isso, o seu adubo estará pronto para ser usado.

Adubo caseiro NPK
Adubo caseiro NPK: aprenda a preparar em sua casa e utilize em suas plantas. Foto: Canva Pro

Aplicando o adubo caseiro

Por fim, você deve fazer a aplicação do seu adubo caseiro NPK, para isso coloque sua mistura dentro de um borrifador. E borrife com cuidado sobre à terra da sua planta, faça num intervalo 90 dias entre as aplicações.

Leia também: Aprenda como plantar pimentas usando garrafas PET: tenha sempre em casa

CHEIRINHOS para CASA: aprenda a fazer os MELHORES e mais BARATOS AROMATIZANTES CASEIROS

Carregando comentários aguarde...
...