O que você vai saber!
Para termos um jardim bonito, são necessários alguns cuidados com as plantas para mantê-las sempre saudáveis, utilizando um adubo adequado para isso. Para te ajudar a escolher o adubo ideal e gastar quase nada, hoje 26 de janeiro de 2022, o Horta, Jardim e Cia irá te explicar como fazer um adubo caseiro para floração.
O que é adubo caseiro para floração?
As plantas assim como nós, precisam de muitos nutrientes para crescerem de forma saudável. Para isso, existem diversos tipos de adubo, que vão desde os naturais até os artificiais. Além de haver muitas formas de adubar o solo.
Para evitar gastos, existem também algumas receitas caseiras para fazer seu próprio adubo em casa.

Leia também: Como cultivar pimenta decorativa? Veja as melhores dicas
Saiba mais sobre o adubo caseiro para floração
Quando a planta está na natureza, ela consegue absorver nutrientes diretamente do solo para sua sobrevivência e nutrição. Mas quando é cultivada dentro de casa, você deve fornecer esses nutrientes e sempre repor os mesmos.
Para isso, os adubos devem servir de acordo com a necessidade e recomendamos que seja usado no mínimo uma vez por mês.
Borra de café
Uma das formas mais simples de adubar o solo em casa, é através da borra de café. Isso porque, ele é rico em carbono e nitrogênio que são grandes amigos do solo e pode ser encontrados facilmente em seu dia a dia.
Nesse tipo de adubo devemos usar sempre a borra e o café já deve estar passado. Dessa maneira, os nutrientes do pó são ativados quando entram em contato com a água quente. Outro ponto de atenção, é a forma de fazer seu uso. Para isso, misture três colheres de sopa da borra de café em um litro de água e deixe a mistura descansar por uma semana.
Por fim, coloque o adubo em um borrifador e aplique sobre as folhas e na terra e nunca aplique a borra diretamente no solo.
Cascas
Outro tipo de adubo poderoso são as cascas, sendo aquelas que você joga fora como cascas de frutas e vegetais, sendo adubos poderosos para melhorar o seu solo.
Nesse caso, você pode utilizar cascas de legumes como abóbora, goiaba, cenoura, batata, pepino e etc.

Para fazer o uso deste adubo, basta cortar as cascas em tamanhos menores e aplicar diretamente na terra. Essa forma de adubo, além de simples e rápida, ainda garante com que você possa evitar o desperdício.
Por fim, leia também: Cinco Passos Para Fazer As Orquídeas Explodir Em Flores