Rio de Janeiro, 19 de abril de 2022, por Priscila Lívia — As orquídeas são flores belíssimas, mas precisão de adubo caseiro poderoso para orquídea florir em poucos dias: confira hoje no Horta, Jardim & Cia do Folha GO, como fazer! Mas existem algumas formas de dar aquele empurrãozinho.
Saiba como fazer adubo caseiro poderoso para orquídea florir em poucos dias
O adubo caseiro é composto de ingredientes que forneçam os nutrientes necessários para a planta em questão. Fósforo, potássio e cálcio são alguns dos principais elementos para manter a saúde da sua plantinha em dia. Mas é possível fazer isso em casa?
Leia também: adubo caseiro líquido: uma colherzinha vai fazer milagres nas suas flores; veja como preparar
1. Cascas de banana

Os ingredientes necessários são bem fáceis de encontrar em casa, reaproveitando restos de alimentos que iriam para o lixo. Logo, você estará estimulando sua orquídea a florir de forma sustentável, ajudando o meio ambiente.
Isso não é o máximo? A seguir, vamos conferir algumas receitas poderosas de adubo caseiro e como fazê-las para deixar suas orquídeas bem nutridas e prontas para dar flores lindas em poucos dias.
A casca da banana é rica em potássio, um nutriente que ajuda a enriquecer o solo. Portanto, você pode cortá-las em pedaços menores e colocá-las no vaso da sua orquídea. Dessa forma, o potássio complementará à terra e estimulará sua floração. É uma forma simples e poderosa de adubo caseiro.
2. Borra de café
Esse é um método diferente, pois ao contrário da casca de banana, a borra de café não deve ser colocada diretamente na terra. Para essa receita, misture três colheres de borra de café para um litro de água e deixe descansar por cerca de uma semana. Após esse período, coloque em um borrifador e use para regar suas plantas.
Além de servir como adubo caseiro, a borra de café também é um ingrediente excelente para repelir as possíveis pragas que podem atacar sua plantinha. Dois benefícios com uma receita bem simples, não é ótimo?
3. Cascas de legumes e vegetais
Essa é, sem dúvidas, a melhor receita para reaproveitar tudo o que tem em casa. Você pode usar cascas de batata, cenoura, abóbora, manga, chuchu e várias outras. Para usá-las nas suas orquídeas também é bem simples, basta misturar tudo na terra, assim como fizemos com a casca de banana.
Importante: cascas de alimentos cítricos podem danificar sua plantinha ao invés de ajudar. Portanto, cascas de laranja ou limão, por exemplo, não devem ser utilizadas em receitas de adubo caseiro.
4. Cascas de ovo
A casca do ovo é uma fonte riquíssima em cálcio. Esse mineral ajuda a fortalecer suas plantas, então é bastante utilizado em adubo caseiro. Para isso, a casca do ovo precisa ser triturada e você pode fazer isso usando um liquidificador, se achar melhor. Precisa chegar a uma textura que pareça uma farofa.
Em seguida, com seu adubo caseiro pronto, basta polvilhar as cascas de ovo trituradas na terra da sua orquídea. Conforme for regando, o mineral vai se integrando ao substrato e a plantinha irá absorver tudo isso de forma gradual.
Dicas extras para cuidar das orquídeas
Vimos que é possível ajudar a floração das orquídeas de forma sustentável a partir do adubo caseiro, mas há outros pontos que precisam ser lembrados também.
O primeiro deles é a iluminação. Orquídeas precisam de luz solar, e o melhor é que seja de forma indireta, pois exposição demais também pode matá-las. Outra dica importante para dias quentes é deixar uma fonte de água próxima à planta.
Dessa forma, a água evapora e mantêm as folhas hidratadas sem excesso na terra. Apesar de exigir certa atenção no seu cultivo, as orquídeas são flores lindas e delicadas, e o espetáculo de vê-las florir valem todo o esforço.
Leia também: saiba como eliminar o caramujo africano do seu quintal e de suas plantas