Anúncio

Como fazer um adubo orgânico para hortas em geral: aprenda o passo a passo

Saiba como fazer um adubo potente, utilizando ingredientes que iriam para o lixo da sua casa!

Que tal alavancar a produtividade da sua horta de uma maneira incrível, e não gastar nada de dinheiro? Saiba que isso é possível, através de um adubo orgânico muito poderoso para as plantas, que pode ser feito apenas com ingredientes que iriam para o lixo da sua casa. Por isso, hoje 03 de março de 2022, o Horta, Jardim & Cia irá ensinar a como fazer um incrível adubo orgânico para hortas.

Adubo orgânico para hortas em geral

Aprenda aqui como fazer um adubo orgânico para hortas em geral. De fato, algumas plantas demandam certa quantidade de nutrientes. Mas na verdade, é que a maioria delas necessitam de um composto em comum: o carbono.

Por isso que o adubo orgânico, é o melhor para hortas em geral. Além do carbono, também é possível obter o nitrogênio, que é um outro elemento da tabela periódica, indispensável para o desenvolvimento da sua horta.

Além disso, podemos citar diversos compostos orgânicos separadamente, que podem ser usadas para o desenvolvimento de plantas em sua horta. Por isso, separamos a seguir, algumas opções para você não errar na fertilização do solo para o plantio de hortaliças.

Adubo orgânico para hortas
Como fazer um adubo orgânico para hortas em geral: aprenda o passo a passo. Foto: Canva Pro

Leia também: Como usar bicarbonato de sódio no jardim? Conheça diversas utilidades

Adubos orgânicos caseiros

Em primeiro lugar, podemos usar adubos orgânicos caseiros para ter um bom resultado em nossa horta. Portanto, saiba quais são os mais comuns, abaixo.

Húmus de minhoca

Se você possui um quintal com terra em algum espaço, provavelmente você possui húmus de minhoca gratuitamente para sua horta. Afinal, basta revolver bem o solo para você encontrar esse adubo orgânico natural. Aliás, saiba que é rico em nutrientes como o nitrogênio, que é indispensável para a saúde das plantas.

Resto de vegetais

Cascas e talos de vegetais costumam ser desperdiçados quando acabamos de cozinhar esses alimentos. Mas, saiba que eles são muito importantes para ter e manter uma horta saudável. Deste modo, você não jogará mais esses restos no lixo.

Uma compota cheia de restos de vegetais é uma ótima fonte de adubo orgânico para hortas em geral. Visto que o acúmulo de diversos tipos de restos de vegetais produz uma imensa carga de potássio, nitrogênio e fósforo. Ou seja, os três nutrientes mais indispensáveis para uma horta.

Adubo orgânico para hortas
Como fazer um adubo orgânico para hortas em geral: aprenda o passo a passo. Foto: Canva Pro

Adubos orgânicos prontos

Se você já ouviu falar na fórmula NPK encontrada em lojas de jardinagem, saiba que esse é um tipo de adubo completo para suas plantas. Pois, então o N simboliza o Nitrogênio, o K simboliza o potássio e, por fim, o P simboliza o fósforo.

Por isso, você pode optar pelo NPK 10-10-10, já que ele possui partes iguais desses componentes mantendo uma quantidade equilibrada para suas plantas. Em resumo, ele acaba trazendo mais força para a sua horta.

Por outro lado, o NPK 4-18-8 possui uma concentração maior de fósforo e potássio. Que também são dois nutrientes indispensáveis para a preparação do solo antes do plantio. Portanto, use esse adubo orgânico para hortas em geral nos primeiros estágios de uma planta.

Por fim, leia também: Mini horta na cozinha — Quais temperos são mais fáceis de cultivar?

Veja as melhores TENDÊNCIAS, ESTILOS e DICAS de DECORAÇÃO sem medo de errar

YouTube video