Anúncio

Adubo para salvar plantas amareladas: aprenda a fazer em sua casa

Conheça alguns adubos caseiros que ajudam a recuperar plantas amareladas

Foto do revisor (Flávio Costa)
Revisado por: (Flávio Costa)
Anúncio


Continua depois da publicidade

Armação dos Búzios, 23 de maio de 2022, por Greison Fiel — Que tal aprender a fazer um incrível adubo para salvar plantas amareladas? Para isso, hoje o Horta Jardim & Cia do Folha GO, irá apresentar 4 motivos que fazer as suas plantas ficarem amareladas e que devem ser solucionados através do uso correto de adubo para cada situação. Dessa maneira, você poderá resolver esses tipos de problemas que impactam as suas plantas, sem precisar fazer o replantio ou de adubos químicos. 

Continua depois da publicidade

Adubo para salvar plantas amareladas

Para salvar plantas que podem estar sofrendo por algum tipo de deficiência de nutrientes que deixam as folhas amarelas, é importante necessário compreender os motivos para isso. No caso de haver falta de nutrientes, é necessário fazer a reposição dos mesmos.

Veja abaixo, 4 nutrientes que podem deixar as suas plantas amareladas e veja como repor através de adubos caseiros que você mesmo pode fazer em sua casa.

Continua depois da publicidade
Adubo para salvar plantas amareladas
Adubo para salvar plantas amareladas: aprenda a fazer em sua casa. Foto: Canva Pro

Leia também: Prepare um adubo caseiro com borra de café extremamente potente e barato

Potássio: microelemento importante para o desenvolvimento das plantas

Primeiro, temos o potássio, e a falta dele pode deixar as plantas amareladas. Para poder ter certeza, que a sua planta está sofrendo disso, é preciso observar com cuidado as suas folhas. Se não tiverem potássio o bastante suas pontas serão amarelas.

Portanto, para conseguir resolver isso, é um processo muito fácil. É preciso usar adubo com frutas cítricas, por isso separe cascas de limão e de laranja, que vão ser o seu adubo. Enterre ela na terra em volta da planta, isso vai dar o potássio que ela precisa.

Nitrogênio: sua ausência deixa as plantas amarelas e pode matá-las

Em seguida, temos o nitrogênio, um dos motivos das plantas amareladas e também é perigoso. Porque pode causar a morte dela, se não conseguir receber o nitrogênio, e vai ser possível saber disso vendo se as veias das folhas estão amarelas.

Agora, para conseguir resolver isso, é necessário fornecer todo o nitrogênio que a sua planta precisa. Faça uma mistura de borra de café com húmus de minhoca, que vai ser o seu adubo, coloque no solo da sua planta como adubo e ela vai poder se recuperar.

Magnésio: necessário para otimizar a absorção de luz solar

Logo, se for falta de magnésio que está acontecendo com as suas plantas, é preciso fazer uma suplementação. Para saber se é isso que deixa as plantas amareladas, veja se nas folhas tem uma listra branca perto das veias e depois um amarelo que é mais sutil.

Então, se esse for o caso, o melhor é dar um tipo de suplemento que vai conseguir recuperar o estado saudável da sua planta. Por isso, adicione na terra em volta da planta, um composto chamado de sulfato de magnésio que vai ser o seu adubo

Zinco: algas marinhas podem repor esse nutriente

Por fim, se o problema com a sua planta for o zinco, a folha em volta das veias mais grossas vai estar amarelada. Para isso, como adubo use um spray com o estrato de alga marinha, e coloque no solo em volta e também as folhas.

Adubo para salvar plantas amareladas
Adubo para salvar plantas amareladas: aprenda a fazer em sua casa. Foto: Canva Pro

Gostou de aprender essas dicas para salvar plantas amareladas?

Então leia também essa matéria do Estadão, escrita por Marcelo Lima e publicada em 1 de fevereiro de 2022 e saiba mais!

Por fim, leia também: Saiba como deixar sua flor de cera cheia de cachos

Carregando comentários aguarde...
...