Anúncio

Aprenda a preparar um substrato incrível para os antúrios explodirem em flores

Saiba como preparar o melhor substrato para cultivar o antúrio em vasos, canteiros ou jardins!

Anúncio


Continua depois da publicidade

Rio de Janeiro, 30 de abril de 2022, por Rodrigo Guimarães – Está pensando em plantar e cultivar antúrios? Para te ajudar, hoje o Horta, Jardim & Cia irá ensinar a como preparar o melhor substrato para os antúrios explodirem em flores, utilizando apenas algumas matérias orgânicas e técnicas de manejo, que auxiliam no crescimento e desenvolvimento dos antúrios.

Continua depois da publicidade

Veja abaixo, o passo a passo de como fazer e saiba quais os ingredientes são necessários para realizar o preparo desse substrato que pode ser utilizado em vasos, canteiros ou jardins.

Substrato para antúrios

Não tem como negar que as plantas deixam qualquer casa mais agradável, não é mesmo?

Continua depois da publicidade

Além da questão estética, saiba que os antúrios ajudam purificar o ar e ainda, podem apresentar alguns componentes terapêuticos que são incríveis. No entanto, antes de cultivá-lo, é importante saber alguns os cuidados essenciais para realizar o seu plantio e manejo.

Isso porque, é necessário fornecer para a planta, um substrato que retenha a umidade na quantidade adequada, além dos nutrientes que são necessários para o crescimento e desenvolvimento dos antúrios.

Sendo assim, veja abaixo o que é um substrato e aprenda a fazer em sua casa, uma mistura ideal para cultivar os antúrios.

Melhor substrato para antúrios
Aprenda a preparar um substrato incrível para os antúrios explodirem em flores. Foto: Canva Pro

Leia também: Saiba como acelerar o crescimento da Zamioculca com dicas incríveis e simples

O que é substrato?

Se você ainda não conhece esse recursos que está fortemente ligado a jardinagem. Saiba que o substrato, nada mais é do que o solo onde as plantas encontram em seu habitat natural.

Nesse caso, estamos falando de um tipo solo que abriga todos os tipos de plantas ou algumas em específico. Nesse caso, podemos citar alguns substratos que atendem espécies de plantas que são nativas de regiões mais pedregosas. Assim como, há outras que preferem solos mais úmidos.

Além disso, é importante considerar cada espécie de planta necessita de um substrato ideal para o seu cultivo, para ajudar no desenvolvimento e crescimento da planta.

Características comuns de um substrato ideal

Como dissemos anteriormente, o substrato ideal depende de cada planta e da região em que ela é encontrada na natureza. Nesse caso, podemos afirmar que algumas características são comuns quando se trata de solo.

Isso porque, a capacidade de reter água e realizar a drenagem, assim como a aeração, leveza e o índice de acidez, são fatores muito parecidos entre a maioria das espécies de plantas.

No entanto, saiba que a quantidade de nutrientes que o solo pode oferecer para as raízes das plantas, é um fator de qualidade que pode varias entre uma planta e outra.

Como preparar o melhor substrato para os antúrios

Para realizar o cultivo de antúrios em vasos, na parte inferior do recipiente é preciso criar um sistema de drenagem do solo. Isso porque, é necessário que a água não fique parada causando o apodrecimento das raízes.

Para isso, adicione uma camada de argila expandida, acima do meio e coloque uma rede especial conhecida como “rede bidim”.Em seguida, você deve preparar o solo para o plantio, utilizando 3 partes de terra, para uma parte de fibra de coco e uma parte de húmus de minhoca.

Melhor substrato para antúrios
Aprenda a preparar um substrato incrível para os antúrios explodirem em flores. Foto: Canva Pro

Lembre-se que  planta precisa de uma camada mais terrosa para ter mais absorção de água. Feito isso, realize a rega para manter a terra sempre úmida e nunca encharcada.

Além disso, fique atento com as pragas, já que elas tendem a preferir as plantas que produzem flores.

Viu como é fácil preparar o melhor substrato para antúrios explodirem em flores? Sendo assim, mãos à massa ou melhor, mãos à terra.

Por fim, leia também: Brinco de princesa: aprenda aqui os truques para encher de flores mais rápido

Especial do VINAGRE: mais de 20 UTILIDADES que vão além da cozinha!

Carregando comentários aguarde...
...