Anúncio

Aprenda germinar semente de mamão: veja dicas de cultivo para obter frutas incríveis

Saiba como realizar o plantio e cultivo do mamão, e veja como é fácil obter frutos incríveis em seu quinta!

Anúncio


Continua depois da publicidade

Hortolândia, 27 de abril de 2022, por Aline Silveira — Que tal aprender a como germinar semente de mamão em casa? Para te ajudar, hoje o Horta, Jardim & Cia do Folha GO, irá ensinar o passo a passo de como e plantar e cultivar mamão em sua casa, utilizando algumas técnicas de manejo que possibilitam a produção de frutos grandes e deliciosos.

Continua depois da publicidade

Conheça os benefícios do mamão para sua saúde

mamão é um alimento supercompleto e que contém até mesmo, propriedades medicinais. No Brasil, variedades mais populares do mamão são:

  • Havaí;
  • Papaya;
  • Formosa.

Além disso, saiba que essa deliciosa fruta, também possui propriedades anti-inflamatórias e serve como um cicatrizante, além de ser diurética, laxante e também ajuda no processo de digestão.

Continua depois da publicidade

Em relação a semente de mamão, saiba que pode ser utilizado como um potente vermífugo natural.

Por fim, vale lembrar que essa planta é muito rica em nutrientes, como açúcares naturais, fibras, vitaminas C, E e K, minerais como o cálcio, ferro, fósforo, magnésio, potássio, zinco, sódio e muitos outros.

Semente de mamão
Aprenda germinar semente de mamão: veja dicas de cultivo para obter frutas incríveis. Foto: Canva Pro

Leia também: Conheça 8 plantas que servem de repelentes naturais para espantar insetos do quintal

Saiba como plantar mamão

Agora que você sabe o quanto o fruto faz bem para a saúde, que tal cultivá-lo em sua casa?

Saiba que as vantagens em realizar o plantio a partir das sementes do mamão, é que não precisa ser nenhum entendedor nato de agricultura.

Além disso, com as dicas que iremos explicar a seguir, você irá aprender de maneira fácil, a como cultivar essa deliciosa fruta em seu quintal.

Quando plantar

De maneira geral, não existem restrições para o período do plantio. Isso porque, o mamoeiro pode ser cultivado em qualquer época, desde que receba uma irrigação adequada e em qualquer lugar.

Além disso, uma sugestão é realizar o plantio na estação mais chuvosa, para economizar no uso da água e ter menos esforço para realizar as regas

Clima e local

Se você mora em uma região onde a temperatura média varia entre 22 ºC e 26 ºC, isso é um ponto muito positivo para germinar as sementes de mamão.

Além disso, saiba que o local certo para um melhor crescimento e desenvolvimento do mamão, é onde há uma maior intensidade de luz solar, podendo ser diretamente no solo ou no vaso.

Dicas de como preparar a semente de mamão

Saiba que o mamoeiro, é uma planta muito fácil de ser cultivada, podendo realizar o seu plantio a partir das sementes que encontramos dentro da própria fruta.

No entanto, saiba que alguns cuidados precisam ser tomados antes de fazer o plantio. Nesse caso, ao adquirir as sementes, é necessário retirar a membrana e apertá-las em uma peneira. Em seguida, você deverá lavá-las e deixar secando em um local com pouca luz.

Feito isso, chegou a hora de preparar as sementes de mamão. Para isso, pegue um punhado de sementes e as coloquem sobre uma peneira, e então sacuda para deixar semente totalmente descoberta.

Semente de mamão
Aprenda germinar semente de mamão: veja dicas de cultivo para obter frutas incríveis. Foto: Canva Pro

No próximo passo, você deverá deixar a semente do mamão descansar por aproximadamente 24 horas. No entanto, se você não quiser realizar todo esse trabalho de preparo das sementes, você pode comprá-las prontas para o plantio, em uma loja de jardinagem ou de insumos agrícolas.

Sendo assim, ao deixar as sementes prontas, você pode-se prosseguir com o cultivo. Para isso, basta colocar as mesmas sementes no solo, por volta de uma centímetro de profundidade.

Além disso, se quiser plantar várias sementes em um mesmo local, saiba que é necessário manter a distância mínima de 3 metros entre uma árvore e outra.

Uma vez que a semente do mamão está dentro do substrato, será necessário fazer a rega, sem inundar a área, devendo apenas umedecer o solo.

Por fim, após 4 semanas depois do planta, a maioria das sementes de mamão já terão brotado. Saiba que é nesse ponto, onde será necessário começar a adubar o solo para acelerar o seu crescimento (sem excessos).

Feito isso, após 9 meses do plantio, você poderá desfrutar de deliciosas frutas doces de mamão.

Por fim, leia também: Saiba como fazer um incrível adubo para hortas: fabrique o seu próprio adubo em casa

Especial do VINAGRE: mais de 20 UTILIDADES que vão além da cozinha!

Carregando comentários aguarde...
...