Anúncio

Buxinho: saiba os cuidados necessários com essa planta na época da estiagem

Saiba como preservar essa belíssima planta, durante a estação mais seca do ano!

Anúncio


Continua depois da publicidade

Rio de Janeiro, 04 de maio de 2022, por Priscila Lívia – Cultiva buxinhos em seu jardim, vasos ou canteiros? Para isso, hoje o Horta, Jardim & Cia do Folha GO, irá apresentar alguns cuidados necessários com o buxinho na época da estiagem, que irão ajudar a preservar a integridade desse arbusto e mantê-lo saudável, mesmo durante a seca.

Continua depois da publicidade

Buxinho: veja alguns cuidados durante a época da estiagem

Você conhece ou já ouviu falar no buxinho? Se você ainda não estão por dentro da área da jardinagem, esse nome pode soar meio estranho.

No entanto, saiba que o buxinho é um dos queridinhos do paisagismo, por ser uma espécie que garante um visual espetacular em qualquer ambiente.

Continua depois da publicidade

A princípio, o buxinho ficou famoso por ser uma das peças centrais na decoração dos parques franceses. Além disso, essa planta é conhecida por se adaptar facilmente em jardins, canteiros, muros e até mesmo, em vasinhos.

Buxinho cuidados necessários na época da estiagem
Buxinho: saiba os cuidados necessários com essa planta na época da estiagem. Foto: Canva Pro

Leia também: Para não errar mais: aprenda a diferença entre adubo e fertilizante

O que é a estiagem?

A estiagem é um período no qual a ocorrência de chuvas é muito rara e o solo fica bem seco. Ao contrário da seca que é permanente em muitas regiões, a estiagem é temporária.

Porém, é durante esse período que muita gente perde não apenas o buxinho, mas também, plantações inteiras.

No caso do buxinho, por ser uma planta que precisa de água regularmente, uma temporada sem chuva pode dificultar muito a manutenção do seu buxinho.

Para evitar que essa planta sofra durante esse período, abaixo iremos apresentar algumas técnicas que irão ajudar a preservar esse planta, mesmo durante as estiagens mais hostis.

Garanta que o solo esteja em condições viáveis

Além de uma terra bem nutrida e com iluminação direta do Sol, saiba que o buxinho também precisa de água para crescer e gerar novos brotinhos.

Por isso, um período longo com a ausência de chuvas, pode ressecar o solo e dizimar o seu arbusto.

No entanto, saiba que isso não é motivo para pânico. Isso porque, ao perceber que o solo está seco e não é mais viável para o seu buxinho, será necessário realizar o transplante do seu arbusto. Por ser uma planta bem versátil, ele se dá muito bem em vasinhos ou canteiros.

Apesar de parecer um pouco drástico esse tipo de processo, saiba que o buxinho é uma planta que vive por até 15 anos, fazendo com que todo o esforço envolvido, seja totalmente válido.

Nesse caso, é importante que você retire o buxinho com todas as raízes e plante o arbusto em um local onde possa ser regado regularmente.

Retire galhos e folhas secas

Durante a época da estiagem, é comum que o seu buxinho fique com muitas folhas e galhos secos, devido a falta de água. Porém, saiba que além de “roubar” os nutrientes, as folhas ressecadas também atrapalham a absorção da luz solar no interior da planta.

Por conta disso, é essencial retirar os galhos e folhas que já estão secos e caprichar na poda do seu buxinho.

Afinal de contas, os cuidados necessários para manter o seu buxinho com uma aparência saudável,  vão além da época de estiagem.

Buxinho cuidados necessários na época da estiagem
Buxinho: saiba os cuidados necessários com essa planta na época da estiagem. Foto: Canva Pro

Procure por fungos

Não é apenas a falta de água que pode prejudicar o buxinho, saiba que os fungos também são grandes inimigos dessa planta. Após seguir o passo anterior de remover toda a folhagem seca, saiba que também é importante checar se há presença de fungos no resto do buxinho.

Se este for o caso, remova qualquer sinal de infestação na hora.

Sendo assim, ao seguir atentamente estes passos, é bem provável que o seu buxinho recupere a vitalidade e volte a produzir novos brotinhos. Com o fim da época da estiagem, faça o replantio do arbusto no jardim e curta o visual incrível dessa planta.

Quer saber mais dicas sobre cultivo? Acesse o Casa Vogue e aprenda novos macetes sobre a horta de temperos, publicado por Vanessa D’Amaro em 27 de junho de 2020.

Por fim, leia também: Formigas se espalharam no seu jardim? Veja como resolver o problema

Especial do VINAGRE: mais de 20 UTILIDADES que vão além da cozinha!

Carregando comentários aguarde...
...